Plataforma de personalização de portais WAP chega ao Brasil

Hoje, a homepage do portal WAP de uma operadora celular, na maioria das vezes, é igual para todos os seus assinantes. E se fosse possível que cada usuário acessasse uma homepage montada automaticamente pela operadora a partir dos seus gostos e preferências? Essa é a proposta da plataforma ClixSmart, desenvolvida pela empresa irlandesa Changing Worlds. Com sistemas de inteligência artificial, a ClixSmart aprende sobre cada assinante de acordo com o seu uso de serviços de valor adicionado (SVA).

A partir dessas informações, a plataforma é capaz de criar uma homepage do portal WAP da operadora que seja mais atraente para o gosto de cada usuário. A ClixSmart usa principalmente os dados de navegação WAP do assinante, mas pode cruzar também com informações de downloads, SMS e até de localização. O sistema é utilizado hoje por algumas das maiores operadoras do mundo, como Vodafone, Sprint, O2 e T-Mobile. Na Vodafone, houve um aumento de 20% da Arpu de dados após os primeiros seis meses.

A plataforma é dividida em módulos, que oferecem diferentes funcionalidades para além da simples customização da homepage. Há, por exemplo, um módulo que permite personalizar campanhas publicitárias pelo celular: cada assinante vê banners diferentes.

Notícias relacionadas

No Brasil, os primeiros testes devem acontecer ainda este ano, afirma Virgílio Fiorese, consultor técnico de pré-vendas da Changing Worlds, contratado em agosto passado para representar a companhia nos mercados do Caribe e da América Latina. Segundo o executivo, já foram iniciadas conversas com algumas operadoras nacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!