Empresa que adquiriu um bloco nacional de 700 MHz no leilão de espectro de 2021, a Winity está em "atividades de preparação" para encerrar o ano com cerca de 400 sites em operação. A estratégia, contudo, passa pelo acordo de compartilhamento de rede (e espectro) com a Vivo, apontou a operadora de infraestrutura.
Em entrevista ao TELETIME na qual explicou parte do racional por trás do contrato com a líder do mercado móvel, a Winity também sublinhou a complexidade das obrigações que carrega como detentora da faixa em 700 MHz. Entre eles, a cobertura de 55 mil km de trechos de rodovias federais com 4G, dos quais 35 mil km não contam com sinal algum atualmente.
Nestes casos, a rede será construída do zero e etapas como a aquisição de terrenos para os sites e licenciamentos em faixas de domínio da estradas estão em curso, com alguns fornecedores definidos desde antes do leilão e outros em processo de contratação. Durante as atividades, desafios já estariam se apresentando, como na cobertura da região da BR-230 (a rodovia Transamazônica).
"Para dar uma ideia do desafio, 40% dos sites que nós vamos construir não terão acesso ao grid de energia, então estamos desenvolvendo solução solar para isso", exemplificou o CEO da Winity, Sergio Bekeierman, na conversa com TELETIME.
"Nosso objetivo era neste ano entregar cerca de 400 sites", prosseguiu o executivo, pesando os obstáculos listados. Pelos termos do edital, as obrigações de cobertura da Winity em estradas (e centenas de localidades sem o 4G) começam a vencer a partir de 2023. Outro elemento que deve ajudar no cumprimento das metas é acordo para uso da capilaridade da Ipiranga, em locais onde os postos da rede de combustíveis "derem match" com os compromissos da operadora.
Já nos cerca de 20 mil km de estradas onde há rede de outras operadoras, a intenção da Winity é utilizar o acordo de roaming com a Vivo no atendimento de uma "parcela significativa", seguindo o contrato anunciado no início da semana. Outros acordos de roaming com demais prestadoras estão no radar, também como forma de evitar uma "sobreposição" de redes.
Reunindo na oferta de atacado a rede própria e a de terceiros, a Winity espera anunciar novos acordos com clientes até o final de 2022. Ainda assim, mesmo os 400 sites iniciais dependem da anuência regulatória para o acordo com a Vivo, segundo a estratégia da empresa. "Queremos acelerar o máximo possível, mas não vamos fazer nada de forma especulativa. Precisamos ter segurança por parte da agência", afirmou Bekeierman.
Financiamento
Em paralelo, outro movimento programado pela Winity envolve o financiamento do projeto assumido pela empresa do fundo Pátria. O aporte total é estimado em pelo menos R$ 3,2 bilhões, entre R$ 1,2 bilhão da outorga financeira da faixa e mais R$ 2 bilhões em investimentos adicionais.
"Estamos equacionados do ponto de vista de capital e caminhando com bancos de fomento importantes, que estão analisando apoio e financiamento de longo prazo que a gente espera contratar", sinalizou o CEO da Winity.