Veja o número inicial de antenas 5G em Curitiba, Goiânia e Salvador

Salvador. Foto: Rita Barreto - Setur Bahia

Com a liberação do 3,5 GHz para ativação do 5G standalone em Curitiba, Salvador e Goiânia formalizada, a Anatel divulgou dados preliminares do licenciamento de estações de quinta geração nas três cidades – que poderão ter o serviço ativado a partir da próxima terça-feira, 16.

Pelos termos do edital, o 5G poderia ser ligado nas praças até o final de setembro, mas as operadoras têm começado a disponibilizar o sinal assim que o espectro é liberado em cada cidade. Nas três novas capitais, foi constatado pela Anatel um licenciamento maior de antenas que o mínimo exigido pelas regras do leilão de 2021. Veja detalhes abaixo:

Estações 5G licenciadas* Mínimo exigidoMínimo por operadora
Curitiba3167224
Goiânia1005719
Salvador19310836
* Dados até 12/8
Notícias relacionadas

Segundo o superintendente de outorga e recursos à prestação da Anatel, Vinicius Caram, as estações licenciadas excedem a cobertura mínima em 4,4 vezes na capital do Paraná, em 1,78 vezes na da Bahia e em 1,7 vezes na de Goiás.

Já na comparação numérica das estações 5G com as estações 4G de cada cidade, a nova cobertura em Goiânia atingiria 10% da atual oferecida pela quarta geração. A relação entre antenas 5G diante das 4G sobe para 15% em Salvador e 28% em Curitiba.

Depois do trio de capitais, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória e Florianópolis devem ser as próximas a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para o 5G. Brasília, São Paulo, João Pessoa, Belo Horizonte e Porto Alegre já contam com o serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!