Três capitais têm faixa liberada para 5G; Rio, Palmas, Vitória e Florianópolis são as próximas

Foto: Pixabay

Grupo responsável pela limpeza do 3,5 GHz, o Gaispi confirmou a liberação da faixa para ativação do 5G standalone em Curitiba, Goiânia e Salvador na próxima terça-feira, 16. A expectativa é que, ainda em agosto, Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Palmas também recebam o sinal verde.

As informações foram relatadas pelo conselheiro da Anatel e presidente do Gaispi, Moisés Moreira, após reunião do grupo realizada nesta sexta-feira, 12. Na ocasião, o Gaispi também recomendou 60 dias de prazo adicional para liberação da faixa e ativação do 5G em 15 capitais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Nestas praças, o trabalho de limpeza do 3,5 GHz está menos avançado, ao contrário das capitais do Rio de Janeiro, Tocantins, Espírito Santo e Santa Catarina. Nas quatro cidades, a EAF (braço operacional da limpeza do espectro) teria convicção do término das atividades em breve. Nelas, o prazo final para ativação do 5G pelas operadoras segue em 29 de setembro, embora em outras capitais as empresas estejam ligando o serviço assim que o espectro é liberado.

Notícias relacionadas

Brasília, São Paulo, João Pessoa, Belo Horizonte e Porto Alegre já contam com o 5G ativado na faixa de 3,5 GHz. Rio de Janeiro, Palmas, Vitória e Florianópolis devem ser as próximas a ter este espectro liberado para o serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!