WiFi 6E: TIP cria grupo para software de coordenação de frequência em 6 GHz

O Telecom Infra Project (TIP) anunciou a criação de um grupo de trabalho focado no desenvolvimento de um software para coordenação automática de espectro entre dispositivos WiFi 6E em 6 GHz.

Além do Facebook, que lidera os trabalhos do TIP, Cisco e Broadcom também estão entre os membros fundadores da iniciativa – batizada como Open Automated Frequency Coordination (ou Open AFC).

Em comunicado, o consórcio explicou o objetivo de desenvolver um software de código aberto e de referência comum para sistemas AFC. O recurso será usado por dispositivos não licenciados na banda de 6 GHz, garantindo a proteção dos serviços existentes e uma "experiência consistente" para os novos.

Notícias relacionadas

O Facebook já desenvolveu uma prova de conceito de sistema AFC aberto, em protótipo que será aprimorado no novo grupo. A expectativa é acelerar a comercialização de dispositivos WiFi operando em 6 GHz com ajuda dos avanços da empreitada; a inclusão de novos membros no Open AFC também está aberta.

"Os EUA, União Europeia, Canadá e Brasil, entre outros, aprovaram ou estão finalizando a aprovação do uso do espectro não licenciado de 6 GHz, abrindo uma enorme largura de banda para serviços WiFi", lembrou o TIP. Por aqui, a decisão foi oficializada pela Anatel em fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!