O Telecom Infra Project (TIP) anunciou a criação de um grupo de trabalho focado no desenvolvimento de um software para coordenação automática de espectro entre dispositivos WiFi 6E em 6 GHz.
Além do Facebook, que lidera os trabalhos do TIP, Cisco e Broadcom também estão entre os membros fundadores da iniciativa – batizada como Open Automated Frequency Coordination (ou Open AFC).
Em comunicado, o consórcio explicou o objetivo de desenvolver um software de código aberto e de referência comum para sistemas AFC. O recurso será usado por dispositivos não licenciados na banda de 6 GHz, garantindo a proteção dos serviços existentes e uma "experiência consistente" para os novos.
O Facebook já desenvolveu uma prova de conceito de sistema AFC aberto, em protótipo que será aprimorado no novo grupo. A expectativa é acelerar a comercialização de dispositivos WiFi operando em 6 GHz com ajuda dos avanços da empreitada; a inclusão de novos membros no Open AFC também está aberta.
"Os EUA, União Europeia, Canadá e Brasil, entre outros, aprovaram ou estão finalizando a aprovação do uso do espectro não licenciado de 6 GHz, abrindo uma enorme largura de banda para serviços WiFi", lembrou o TIP. Por aqui, a decisão foi oficializada pela Anatel em fevereiro.