MCom, Nokia e Sercomtel promovem demonstração 5G em Londrina

Foto: Giro Agritech

A Nokia e a Sercomtel participaram nesta quarta-feira, 12, de uma demonstração de casos de uso 5G para o agronegócio na cidade de Londrina (PR). A iniciativa faz parte da série de pilotos de conectividade promovidos pelo Ministério das Comunicações (MCom).

Para tal, uma antena 5G disponibilizada pela fornecedora finlandesa foi instalada nas instalações da Embrapa Soja, habilitando uma rede privativa experimental dentro da fundação de pesquisa.

Entre as demonstrações trabalhadas estiveram o uso de inteligência artificial em tratores pulverizadores autônomos, drones de captação de imagem e o monitoramento remoto de segurança patrimonial. O projeto ainda reuniu participantes do ecossistema de inovação londrinense (o chamado Agrovalley).

Notícias relacionadas

Chefe do MCom, Fábio Faria participou da solenidade, bem como a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina, e o governador do Paraná, Ratinho Junior.

Na ocasião, o ministro destacou a expectativa de adoção do 5G na cadeia produtiva do agro e afirmou que as operadoras brasileiras vão "correr" para atender o segmento assim que a rede estiver comercial no País. "É onde vai dar maior retorno. Todas [as teles] estão estruturadas e prontas para atender o agro brasileiro".

Em outro momento, Faria afirmou que a tecnologia 5G deve habilitar usos de telemedicina, como um médico em Londrina realizando uma cirurgia remota em paciente em Pau dos Ferros (RN). Tal uso é bastante sofisticado e ainda deve levar tempo para ser possível no Brasil.

De forma geral, o chefe do MCom manifestou torcida para que o Tribunal de Contas da União (TCU) aprove no próximo dia 18 o edital de 5G. Neste caso, a versão definitiva seria publicada pela Anatel sete dias após o sinal verde, com realização do leilão dentro de mais 30 dias, de acordo com Faria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!