Idec solicita à Anatel participar como interessada na análise da venda da Oi Móvel

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) solicitou à Anatel a participação como terceiro interessado no processo da análise da venda da Oi Móvel para a Claro, TIM e Vivo por R$ 16,5 bilhões. Segundo a entidade comunicou nesta quinta-feira, 12, o pedido foi enviado no dia anterior à agência e mantendo a posição de ser contrária à operação.

Isso porque o Idec já está habilitado como interessado na avaliação da mesma transação, mas no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A recomendação da entidade foi que a operação fosse reprovada ou fosse condicionada à imposição de obrigações (remédios). 

No comunicado, a advogada e pesquisadora da área de telecomunicações e direitos digitais do Instituto, Camila leite, afirma: "A saída da Oi Móvel do mercado afeta especialmente os consumidores mais vulneráveis, já que ela é uma das operadoras com ofertas mais populares e acessíveis à população de baixa renda. Essa operação também deixa o mercado mais concentrado e abre brechas para práticas abusivas, um problema já bastante latente no setor de telecomunicações".

Notícias relacionadas

O Idec também critica o plano de fatiamento da Oi Móvel entre Claro, TIM e Vivo, afirmando que as informações "são insuficientes para compreender os efeitos negativos do aumento da concentração". Por isso, caso não seja reprovada a operação, a imposição de remédios para proteção de direitos de consumidores e prevenção de práticas abusivas são as propostas apontadas pela entidade.

Embora a venda ainda não esteja concretizada e não se saiba como os clientes da Oi poderão fazer a migração de planos e condições de contrato, o Idec prepara um material orientador com "algumas dúvidas frequentes e informações importantes aos consumidores que contrataram serviços da Oi". Esse material está sendo preparado por especialistas do instituto, e também abordará como os consumidores poderão agir no caso de cobranças indevidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!