Oi: juíza nega participação de Santander e Banco do Nordeste na mediação

A juíza em exercício da 7ª Vara Comercial do Rio de Janeiro, Fabelisa Gomes Leal, negou provimento aos pedidos de embargo para a participação dos bancos Santander e o Banco do Nordeste (BNB) no processo de mediação com a Oi. O procedimento das instituições financeiras teria como objetivo negociar o aditamento ao plano da recuperação judicial da operadora, que será votado em assembleia geral de credores no próximo dia 8 de setembro.

A decisão não impede, contudo, de que ambos os bancos possam negociar o crédito diretamente com a Oi, segundo Leal.

O Plano da Mediação indicou na 11ª cláusula como "credores relevantes e aptos" a participarem apenas aqueles que detinham crédito acima de R$ 500 milhões. Apesar de não atender ao critério, o Santander havia interposto embargo de declaração. O banco afirma que havia protocolado interesse em participar do procedimento, mas a petição não foi juntada à decisão da homologação da mediação, enquanto a do BNB, posteriormente protocolizada, teve juntada realizada. 

Notícias relacionadas

A juíza Fabelisa Leal coloca que a mediação foi desencadeada a pedido do Itaú, da Caixa Econômica e do Banco do Brasil, para em seguida ser estendida para outros credores relevantes. Mas ressalta que o patamar mínimo da dívida era necessário, pois o Juízo considerou inviável mediar "uma quantidade de credores indefinida" em curto prazo com a proximidade da realização da AGC. Contudo, lembra que a decisão da homologação do plano da mediação conferida ao BNB apenas considerou que o credor deveria observar os termos. 

Conforme o despacho da juíza em exercício, "não se verifica qualquer prejuízo ao embargante em razão da não juntada de sua petição, uma vez que não detinha crédito superior ao mínimo exigido". O BNB também não participou da mediação por não atender ao requisito objetivo definido para as tratativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!