Vendas de equipamentos de informática e comunicação recuam 1,5% em junho

As vendas de equipamentos de informática e comunicação recuaram 1,5% em junho em relação a maio; porém, na comparação anual, subiram 7,9%, conforme pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 12, pelo IBGE. Em termos acumulados, a taxa no semestre foi de 10,2% e nos últimos 12 meses de 4,4%.

De acordo com economistas do IBGE, os resultados no comércio varejista de equipamentos e materiais para escritórios, informática e comunicação apresentam melhora. Em maio, por exemplo, a queda nas vendas em relação ao mês anterior foi de 3,8%. Dentre os fatores que vêm determinando este desempenho, o IBGE destaca o lançamento de novos produtos e a queda de preços de microcomputadores, de 6,6% em 12 meses até junho, segundo o IPCA.

O desempenho do comércio varejista como um todo em junho variou negativamente em 0,4% na comparação com o mês anterior, quinta queda consecutiva da taxa. No primeiro semestre, a queda no volume de vendas ficou em 2,2%. Na comparação com junho de 2014, as vendas caíram 2,7% e, em 12 meses, cederam 0,8%. A receita nominal de vendas em junho mantém-se no campo positivo em todas as comparações: 0,8% em relação a maio de 2015; 4,6% frente a junho de 2014; 4,2% no acumulado no ano; e 5,5% no acumulado dos últimos 12 meses.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!