Vendas de equipamentos de informática e comunicação recuam 1,5% em junho

As vendas de equipamentos de informática e comunicação recuaram 1,5% em junho em relação a maio; porém, na comparação anual, subiram 7,9%, conforme pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 12, pelo IBGE. Em termos acumulados, a taxa no semestre foi de 10,2% e nos últimos 12 meses de 4,4%.

De acordo com economistas do IBGE, os resultados no comércio varejista de equipamentos e materiais para escritórios, informática e comunicação apresentam melhora. Em maio, por exemplo, a queda nas vendas em relação ao mês anterior foi de 3,8%. Dentre os fatores que vêm determinando este desempenho, o IBGE destaca o lançamento de novos produtos e a queda de preços de microcomputadores, de 6,6% em 12 meses até junho, segundo o IPCA.

O desempenho do comércio varejista como um todo em junho variou negativamente em 0,4% na comparação com o mês anterior, quinta queda consecutiva da taxa. No primeiro semestre, a queda no volume de vendas ficou em 2,2%. Na comparação com junho de 2014, as vendas caíram 2,7% e, em 12 meses, cederam 0,8%. A receita nominal de vendas em junho mantém-se no campo positivo em todas as comparações: 0,8% em relação a maio de 2015; 4,6% frente a junho de 2014; 4,2% no acumulado no ano; e 5,5% no acumulado dos últimos 12 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.