3GPP e 4G Americas divulgam novos padrões para HSPA+ e LTE-advanced

O grupo 3GPP e a associação setorial 4G Americas divulgaram nesta segunda, 12, um novo resumo com padrões das novas gerações de tecnologias 3G e 4G. O material estabelece as configurações mínimas para as redes HSPA+ e LTE-Advanced, como agregação de portadores para combinar bandas de diferentes espectros, além de detalhes técnicos de equipamentos, como femtocells.

Notícias relacionadas
O release 11 do estudo estabelece os padrões com estabilidade dos protocolos de rede alcançada em dezembro de 2012 e de protocolos de acesso via rádio (RAN) em março deste ano. Os novos recursos para HSPA incluem: oito portadores no downlink (HSDPA); antenas quádruplas de downlink MIMO; transmissão multifluxo no downlink; formação de feixes para antenas duplas no uplink; MIMO no uplink com modulação de amplitude de 64 QAM; e avanços para agregação de portador HSDPA.

Para o LTE-Advanced, estão incluídos nas especificações a agregação de portadores; serviços multicast para transmissão de multimídia (MBMS) e redes auto-organizadas (SON); recurso de multiponto coordenado (CoMP) para habilitar programação e/ou formação de feixes coordenados; canal de controle físico avançado; e avanços na coordenação de interferência entre células. Além disso, há melhor suporte a configurações para TDD-LTE na qual downlink e uplink podem ser configurados de maneira assimétrica.

Alguns recursos em redes e serviços são válidos para ambas as tecnologias, como a comunicação tipo máquina, sistemas IP multimídia, integração com Wi-Fi e utilização de femtocells domésticas para 3G e 4G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!