Para TVA/Telefônica, cliente ainda não paga mais pela ultra banda larga

Pesquisa realizada pela Telefônica com os 300 assinantes que testam o seu serviço de FTTH (Fiber To The Home) com velocidade de 30 Mbps mostrou que os clientes não têm percepção de valor da ultra banda larga.
Embora os clientes tenham gostado muito de navegar em altíssima velocidade, 50% deles responderam que não sabiam o que fazer com tanta performance. E mais: como o uso acaba sendo o mesmo com velocidades inferiores, o cliente não se mostrou disposto a pagar um preço maior por 30 Mbps. "O preço ficou muito pouco acima da conexão de 10 Mbps", afirma Vírgilo Amaral, diretor de tecnologia da TVA/Telefônica. Como não há essa percepção de valor enquanto não houver uma oferta de conteúdo atrelada às altíssimas velocidades, a Telefônica suspendeu o lançamento de velocidades maiores.
Para tentar contornar o problema, o executivo disse que a Telefônica estuda a criação de um portal de conteúdo. No entanto, a idéia esbarra na indisposição dos programadores em apostar em um modelo de negócio diferente. "Não é só conteúdo sob demanda. Por que eu não posso ter o jogo de futebol? Por que os donos desses direitos não querem perder o prime time. O problema não é só regulatório", diz ele em referência à proibição das concessionárias de telefonia em prestar serviço de TV por assinatura.

Notícias relacionadas
Henrique Washington, sócio e responsável pela área de telecom da Accenture, concorda com a Telefônica. "Essa ultra banda larga vai ser atrativa quando tiver um conjunto de serviços e aplicações", disse.
A GVT pensa diferente. Há poucas semanas a empresa lançou sua nova família de produtos de banda larga, com velocidade que começa em 3 Mbps e vai até 100 Mbps. "Dando velocidade, o usuário vai buscar aplicações", diz Ricardo Sanfelice, diretor de marketing e produtos da GVT. A oferta de 10 Mbps (responsável por 90% das novas vendas) é comercializada a R$ 69,90. Pelo mesmo preço, as concessionárias de telefonia oferecem velocidade não superiores a 2 Mbps ou 3 Mbps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!