Votação da PEC dos benefícios é suspensa por queda nos links de Internet da Câmara

O presidente Arthur Lira (PP-AL) suspendeu a votação da PEC 15/22, do estado de emergência, que prevê a liberação de R$ 41 bilhões para programas sociais e ampliação de benefícios já existentes, acima do teto de gastos, durante o período das eleições deste ano.

Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, o motivo foi a queda dos dois links de Internet que alimentam a conectividade da casa legislativa. O problema afetou a votação no sistema Infoleg, pelo qual os parlamentares votam quando não estão presentes no plenário da casa. A Câmara dos Deputados é atendida por dois provedores de conexão: Algar Telecom e a Lumen (antiga Level 3).

Além disso, o apagão ocasionou instabilidade no site da Câmara, e nas transmissões ao vivo da casa. Somente o painel eletrônico de votação ficou no ar, pois não tem conexão com a Internet.

Notícias relacionadas

"Vou fazer uma queixa formal à Polícia Federal e ao Ministério da Justiça. Isso é interferir no trabalho do Legislativo. Não é normal, não é usual que dois links caiam na mesma hora", disse o deputado. Os dois links são redundantes para justamente servir de backup em caso de um deles apresentar falha técnica.

"Precisamos garantir o funcionamento do parlamento. A decisão será de suspensão da sessão. A Polícia Federal está vindo para esta casa para fazer as investigações e apurar o que de fato aconteceu. Amanhã continuaremos a votação das PECs", prosseguiu o presidente Arthur Lira. A Câmara chegou a votar o primeiro turno da PEC 15/22 e a PEC 11/22, que garante o piso salarial nacional dos enfermeiros. A votação continua nesta quarta-feira, 13, às 9h.

O que dizem as empresas

Ao TELETIME, a Algar disse que não detectou nenhuma falha nos links de sua rede e informou ainda que acionou de imediato especialistas técnicos para cooperar com a equipe técnica  da Câmara dos Deputados, em Brasília, para auxiliar no restabelecimento dos serviços e apoiar na solução da questão.

Tentou-se contato com a Lumen (antiga Level 3), até o fechamento desta matéria, mas sem sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!