Imposto global quer acabar com a 'farra tributária' das Big Techs

[Publicado no Mobile Time] Um acordo tributário histórico global pretende sacudir as finanças das multinacionais, especialmente as Big Techs: segundo a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), 130 países, incluindo o Brasil fecharam o compromisso que inclui um imposto mínimo de pelo menos 15% sobre os lucros, que deverá ser pago aos países em que o faturamento ocorrer – em vez de ser no país em que as sedes são instaladas, como acontece agora. Segundo a OCDE, com uma taxa de ao menos 15%, o imposto mínimo global geraria cerca de US$ 150 bilhões de dólares em receitas fiscais adicionais por ano em todo o mundo.

A organização já vem discutindo há um bom tempo diretrizes para resolver problemas de erosão de base tributária e a fuga de capitais. Embora este acordo deva abarcar todas as multinacionais, as empresas de tecnologia serão as principais atingidas, uma vez que o sistema atual as favorece. Gigantes como Facebook, Google e Amazon, por exemplo, têm lucrado cada vez mais enquanto pagam alíquotas efetivas de impostos cada vez menores. Uma análise da Bloomberg Economics de maio deste ano mostrou que a alíquota média de impostos das 50 maiores empresas do mundo caiu de 35,5% em 1990, para 17,4% no ano passado. Facebook (12,2%) e Amazon (11,8%) pagaram abaixo dessa alíquota em 2020.

"As Big Techs podem estar sediadas num país e prestar serviços no mundo inteiro. Onde vai tributar? Da maneira que o sistema está, é só a empresa escolher se fixar em um lugar que seja paraíso fiscal ou que tenha baixa tributação", explicou Rafael Pistono, advogado especialista em telecom, sócio do PDK Advogados, em conversa com o Mobile Time.

Notícias relacionadas

O presidente americano Joe Biden, em nota, celebrou o acordo e disse que "as multinacionais não poderão mais colocar um país contra o outro em um esforço para reduzir impostos e proteger seus lucros às custas da receita pública. Essas empresas "não poderão mais evitar o pagamento de sua parte justa, ocultando os lucros gerados nos Estados Unidos, ou em qualquer outro país, em jurisdições com impostos mais baixos", acrescentou. A China também se uniu ao pacto. Juntos, todos os países signatários representam 90% do PIB mundial.

Big Techs

Para alguns analistas internacionais, porém, o impacto do imposto tributário único mundial seria pequeno nas gigantes techs. Segundo o jornal britânico Financial Times, estas empresas já vêm se preparando para isso há algum tempo e refizeram suas estratégias tributárias recentemente. O Google, por exemplo, já teria mantido grande parte de sua propriedade intelectual nas Bermudas e a licenciou para outras filiais do grupo. Procurado pela reportagem de Mobile Time, o Google preferiu não comentar o assunto.

Ainda como descreve o Financial Times, o mercado de ações também não deve ser alterado significativamente, uma vez que os investidores perceberam que a ameaça aos lucros com a proposta não é assustadora para que os preços das ações sejam muito mexidos.

Brasil

O Brasil poderá obter cerca de R$ 5 bilhões de arrecadação adicional por ano se a taxa global mínima de 15% começar a valer por aqui. A estimativa é do Observatório Europeu de Tributação, sediado em Paris, e com financiamento da União Européia. Entretanto, este número é enganoso, porque nós já temos uma arrecadação alta. Portanto, este acordo mundial não parece fazer muito sentido aqui, dizem especialistas.

"A tributação global vai beneficiar claramente os países exportadores de capital. E o Brasil é importador de capital", diz Gisele Bossa, advogada tributarista, sócia da Demarest, ex-conselheira do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais)mestre e doutoranda em ciências jurídicas e econômicas pela Universidade de Coimbra. "Há uma tentativa internacional para evitar a evasão de receitas, mas esta não é a realidade brasileira. Nós já temos uma oneração. A gente já tributa muito. O acordo teria relevância para países que não capturam o tanto de receitas tributáveis quando comparados ao Brasil. O grande ponto é: o Brasil é exemplo de aplicação de imposto de renda retido na fonte", explicou. Gisele lembrou ainda que, para as Big Techs, o acordo aqui no País também não se justifica, uma vez que elas já estão sediadas no Brasil e já pagam nossos impostos.

Bianca Xavier, professora de Direito Tributário da FGV-Direito Rio, concorda e ressalta que já existe o Digital Tax, recomendação de tributação específica da OCDE só para serviços digitais, que varia de 1% a 5% da receita. "O Google, Facebook etc já pagam todos os tributos no Brasil. Então aparece o Digital Tax. E agora uma tributação mínima mundial. É preciso tomar cuidado porque existem várias possibilidades que, se somadas, serão um desestímulo às atividades digitais", disse Xavier.

Sem contar o ISS (Imposto sobre Serviço), já existente, o Congresso Nacional discute ainda outros dois PLs (Projetos de Lei) que, se aprovados, incidirão ainda mais cargas tributárias nas empresas de tecnologia e são criticados por especialistas: a Contribuição Social sobre Serviços Digitais (CSSD) e a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE-Digital). "Nenhum destes PLs param em pé. Quando você fala em contribuição, tem que ter um destino específico, caso contrário há inconstitucionalidade", apontou Bossa.

Por fim, a advogada tributarista não acredita que o acordo seja efetivamente adotado por todos os países signatários, uma vez que há uma diversidade de regimes tributários, de realidades e de interesses. "Cada país tem a soberania de tributar do jeito que quiser. Este acordo é apenas um compromisso. Se o país achar que não vale a pena, não vai aderir. E se não houver a adesão global, infelizmente, não servirá para nada".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!