Fenaert é contrária ao aumento do alcance da frequência das rádios comunitárias

A Federação Nacional de Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) divulgou nota nesta quinta-feira, 12, afirmando ser contra a aprovação no Senado do PLS nº 513/17, que prevê aumento do alcance da frequência das rádios comunitárias. A entidade destaca que o aumento para 150 watts é de seis vezes a forma prevista na legislação atual (25 watts), além de acrescentar mais um canal por onde as rádios comunitárias poderão operar. Segundo a federação, a medida pode prejudicar a atividade econômica de emissoras comerciais, além de desconsiderar um aumento na distância entre uma estação comunitária e outra, o que levaria ao crescimento proporcional dessas rádios e inviabilizar a atividade de outras interessadas.

"A aprovação do PLS nº 513/17 é um desserviço e não respeita a essência do serviço prestado por este segmento radiofônico", declara a entidade no comunicado. A representante setorial assegura que vai manter o posicionamento e promete que "atuará fortemente para a não aprovação da matéria na Câmara dos Deputados".

A Fenaert diz que o projeto aprovado no Senado Federal na última terça-feira "ignora aspectos tecnológicos e legais". Afirma que o PLS não considera a avaliação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) manifestada em junho e que entende que as alterações propostas "partem de uma compreensão equivocada do sistema brasileiro de radiodifusão" e "ameaçam o equilíbrio de distribuição de canais no espectro radioelétrico, que garante o bom funcionamento das emissoras de rádio e televisão, sem interferências indesejadas".

Notícias relacionadas

Pelo entendimento da Federação, o projeto também ignora a Lei nº 9.612/1998, que prevê a operação das rádios comunitárias em "frequência modulada, em baixa potência e cobertura restrita, outorgada a fundações e associações comunitárias, sem fins lucrativos, com sede na localidade de prestação do serviço", e que tem por finalidade o "atendimento à comunidade beneficiada".

O autor do PLS 513, senador Hélio José (Pros-DF), justifica que o aumento da potência é necessário por considerar que 25 watts são insuficientes para operação nas áreas de população esparsa, particularmente na zona rural (a proposta original sugeria o aumento para 300 watts). Por conta disso, sugere a alteração para viabilizar o serviço em regiões rurais, nas quais a cobertura de uma única comunidade, com moradias dispersas, exige alcance maior que o atualmente estabelecido. Segundo o senador, a atual potência atinge até um quilômetro de raio de cobertura, limitando e restringindo o alcance da rádio, muitas vezes menor do que seu público potencial. Após a aprovação no Senado, a proposta segue agora para análise da Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!