Publicidade
Início Newsletter Vendas de equipamentos de informática e comunicação caem 2% em maio

Vendas de equipamentos de informática e comunicação caem 2% em maio

Em maio de 2016, as vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação recuaram 2% em relação ao mês anterior. Na comparação frente a maio de 2015 (série sem ajuste), a queda é de 14,4%, informa a pesquisa do IBGE, divulgada nesta terça-feira, 12.

Em termos acumulados, o volume de venda de equipamentos de informática e comunicação despencou 15,8% nos primeiros cinco meses deste ano e 12,1%, em 12 meses. De acordo com o IBGE, as quedas podem ser explicadas pelo comportamento dos preços dos computadores em 2016, um dos principais itens que compõem a atividade. Pelas contas do instituto, os PCs e notebook tiveram alta de 20,9% nos últimos 12 meses, acima do índice geral de preços (IPCA), que teve variação de 9,3%.

No geral, o comércio varejista nacional em maio caiu 1% no volume de vendas em relação ao mês imediatamente anterior, na série ajustada sazonalmente. Nesta mesma comparação, a variação da receita nominal permaneceu praticamente estável (-0,1%), evidenciando uma compensação pela elevação de preços em curso.

Notícias relacionadas

Segundo o IBGE, o varejo nacional apresentou, em termos de volume de vendas, decréscimo de 9% sobre maio do ano anterior, sendo esse o 14º resultado negativo consecutivo. Com isso, o varejo acumula recuos de 7,3%, nos cinco primeiros meses do ano, e de 6,5%, nos últimos 12 meses. Para as mesmas comparações, a receita nominal de vendas apresentou variação de 2,2%, 4,2% e de 3,2%, respectivamente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile