Android cresce e mantém liderança na Europa

Atraindo consumidores que compram pela primeira vez um smartphone, o sistema operacional Android manteve a liderança nas novas aquisições de usuários na Europa. Segundo o levantamento do Kantar Worldpanel ComTech, é a primeira vez que o sistema operacional (OS) do Google obtém ao menos metade do mercado no Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha, além dos Estados Unidos e Austrália.

A melhor performance foi na Espanha, onde o Android obteve 84,1% do mercado, seguido do BlackBerry (7,2%), Symbian (3,4%) e iOS (3,2%). Na Itália, por sua vez, o Android conseguiu o resultado mais modesto: 49,6% do mercado, seguido por iOS (20,2%), Symbian (16,1%) e BlackBerry (5,5%).

Segundo o diretor da Comtech, Dominic Sunnebo, em comunicado, o crescimento da adoção do sistema do Google se deve ao fato de os consumidores estarem trocando os feature phones por smartphones: na pesquisa, muitos usuários assinalaram como razão pela compra do Android para primeiro telefone celular inteligente características como "preço do handset" e "capacidades multimídias". Ainda de acordo com Sunnebo, "grande parte" desses consumidores gastou menos de 50 libras (cerca de R$ 160) na aquisição do aparelho na maioria dos países pesquisados.

Notícias relacionadas

Os destaques negativos ficam para o Symbian e o BlackBerry. A adoção do OS da Nokia caiu entre 5,8%, no Reino Unido, e 36,8%, na Espanha. Já o software que equipa os smartphones da Research In Motion chegou a ficar quase estável na França, com 0,4% de queda, mas observou um decréscimo significativo de 8,7% no mercado britânico.

Por outro lado, o interesse no Android teria diminuído 6,8% no mercado norte-americano, segundo o Kantar Worldpanel. O iOS cresceu 8,7% por conta do bem sucedido lançamento do iPhone 4S, além da inédita oferta dos aparelhos da Apple na operadora Sprint. A firma não divulgou detalhes sobre o setor na América Latina ou no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!