Ainda sem conseguir fazer frente para os sistemas operacionais iOS, da Apple, e Android, do Google, o Windows Phone 7 é considerado por Steve Ballmer ainda como "muito pequeno" perto dos seus concorrentes. É um reconhecimento do CEO da Microsoft de que até o momento a plataforma não conseguiu deslanchar como suas rivais. O Windows Phone 7 foi lançado em fevereiro de 2010, mas somente no fim daquele ano é que começaram a aparecer os primeiros aparelhos com o sistema operaconal. Ainda assim, as opções ainda são bastante reduzidas.
Em discurso durante evento para parceiros da empresa, em Los Angeles, o executivo disse que "em um ano, passamos de muito pequenos, para muito pequenos". Segundo dados da comScore, em maio deste ano a participação da Microsoft no mercado de mobilidade, computando as antigas versões Windows Mobile e o novo Windows Phone 7, é de 5,9%. Mas, segundo levantamento da Nielsen, quando analisada somente a parcela do Windows Phone 7, a participação é de apenas 1%.
Apesar disso, Ballmer revelou estar satisfeito com o resultado e apontou que haverá muitos avanços da participação do Windows Phone no mercado de mobilidade nos próximos anos. O início da venda de aparelhos da Nokia com a nova plataforma da Microsoft, que deve começar no fim deste ano, é apontada como o principal impulsionador do crescimento. Além disso, a Microsoft espera fechar parcerias com outras fabricantes. "A Nokia e outras pessoas da indústria de telefonia móvel acreditam na gente", afirmou o executivo. Com informações de sites de notícias internacionais e do Daily Telegraph.
Mobilidade