Vésper lançará rede 3G em dezembro em São Paulo

A primeira operadora a oferecer serviços com tecnologia de terceira geração (3G) no Brasil será a Vésper. Em dezembro, a rede da companhia em São Paulo terá a tecnologia 1xEV-DO, que permite transmissão de dados em até 2,4 Mbps. No primeiro trimestre de 2003, será a vez do 1xEV-DO estar implementado na rede da Vésper no Rio de Janeiro. A companhia investirá cerca de US$ 45 milhões neste upgrade de suas redes. Os nomes dos fornecedores, entretanto, ainda não podem ser revelados.
A intenção da Vésper é usar essa nova tecnologia para oferecer acesso à Internet em alta velocidade, competindo com o ADSL e o cable modem. O anúncio foi feito pelo presidente da operadora, Luiz Kaufmann, durante almoço da Associação Brasileira de Telecomunicações, no Rio de Janeiro.
O 1xEV-DO é a etapa 3G da evolução das redes CDMA, como as da Vésper, Telefônica Celular e Telesp Celular. Essas duas últimas empresas lançaram no começo do ano serviços de acesso móvel à Internet em alta velocidade usando tecnologia 1xRTT, que é a etapa intermediária na evolução do CDMA. No 1xRTT a velocidade máxima é de 144 kbps, ou seja, menos de 10% da capacidade do 1xEV-DO.

Notícias relacionadas
A Vésper ainda não tem autorização para serviços móveis, mas pretende conseguir uma licença de SMP. Tecnicamente, contudo, a rede da Vésper já permite a mobilidade, o que é feito inclusive por alguns usuários de forma ilegal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!