Net testa voz sobre IP; TVA conversa com Telefônica

A Net (antiga Globo Cabo) está fazendo testes de tecnologia de voz sobre IP (VoIP) em sua rede há dois meses. Nas dez cidades onde a operadora oferece o Vírtua (serviço de banda larga por cabo), e onde a rede é bidirecional, estão sendo feitos os trials e, segundo o diretor de tecnologia, Rômulo Cioffi, os resultados são surpreendentes. ?Sempre ouvi dizer que a transmissão de voz sobre redes IP tinha qualidade ruim, ecos e atrasos, mas não percebi isso até o momento. As transmissões até agora foram perfeitas.?
O executivo afirma que a Net foi a primeira empresa de cabos do País a testar o serviço: ?todo mundo anuncia, mas na hora que pedi aos fornecedores de cable modem, eles tiveram que importar os produtos porque ninguém tinha se interessado até o momento.? Cioffi acredita que a tecnologia está pronta e madura e poderia ser utilizada em escala comercial em um ano, caso o mercado permitisse. ?As incumbents não têm interesse em difundir essa tecnologia que, por baratear os custos de transmissão de voz, colocaria no mercado novas empresas, prejudicando-as.?
Sem entrar em detalhes, o executivo afirma que a Net vai concluir nos próximos meses testes com serviços de valor agregado como chamada em espera e identificar para depois buscar um parceiro. ?Pode ser uma empresa de telefonia ou um investidor?, diz Cioffi.

Notícias relacionadas

TVA

?Estamos acompanhando a evolução do VoIP há muito tempo?, afirma o diretor de Internet e telecomunicações da operadora, Amilton Lucca.
Neste momento a operadora está conversando com a Telefônica sobre a possibilidade de um acordo entre as duas. ?Estamos tentando encontrar um modelo de negócio que seja interessante para ambas?, diz o executivo sem dar maiores detalhes. Para ele, a tecnologia seria interessante para uma operadora entrante que não tivesse uma rede de cobre capilarizada. A TVA, que opera tanto cabo quanto MMDS, solicitou à Anatel recentemente autorização de telefonia local e longa distância.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!