Atrás de Google, Microsoft e iOS com menos de 1% do mercado de sistemas operacionais móveis, a BlackBerry pode lançar seu próximo smartphone com o Google Android. Fontes da companhia canadense disseram à Reuters que o uso do Android faria parte da estratégia que dá foco aos seus softwares de segurança, aplicativos e sistema de gerenciamento.
O novo smartphone teria o formato slide, com tela touchscreen e teclado adaptável (removível). Ele seria similar ao modelo que a empresa apresentou durante o Mobile World Congress (MWC) em março deste ano. Seu lançamento estaria agendado para o segundo semestre.
As fontes afirmam que o lançamento ajudaria a acabar com o "ceticismo" do mercado junto ao sistema de gerenciamento da empresa, o BES 12, que permite aos clientes corporativos e governamentais gerirem não apenas equipamentos com o sistema BlackBerry 10, mas também iOS, Android e Windows Phone.
Oficialmente, a BlackBerry afirmou que não comenta "rumores", mas que continua comprometida ao Blackberry 10, atual sistema operacional da companhia. O Google preferiu não comentar.