DOCSIS 3.1 chega prometendo altas velocidades a redes HFC, mas há desafios de implantação

Os operadores de TV a cabo dos EUA estão convencidos de que as redes HFC terão condições plenas de atender às demandas futuras por velocidades na casa dos Gigabits, como as redes de fibra ótica. A mais recente promessa é o padrão DOCSIS 3.1, que deve ter sua padronização finalizada no final deste ano e que em 2015 deve chegar comercialmente ao mercado.

Notícias relacionadas
A expectativa é que com o novo padrão DOCSIS 3.1 redes antigas, de 500 MHz, consigam entregar velocidades de 5 Gbps.

Mas a transição não é simples, sobretudo porque o DOCSIS 3.1 precisa de uma grande quantidade de espectro para canal de retorno. A performance ideal é com pelo menos 200 MHz reservados para o retorno (hoje, redes de cabo com DOCSIS 2.0 trabalham com 6 MHz e redes DOCSIS 3.0, com 42 MHz livres para o retorno, tipicamente). Mas, uma vez refeita essa engenharia de espectro dentro da rede, o ganho é de 35% em relação ao máximo que se conseguiria com a modulação QAM (no caso do DOCSIS 3.1, a modulação é a OFDM, similar à que se usa na quarta geração de redes móveis, por exemplo).

Outro problema é que um canal de retorno tão amplo inviabiliza a compatibilidade reversa de muitos cable modems hoje existentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!