Volume de simcards vendidos no Brasil pode alcançar 90 milhões este ano

Entre 85 e 90 milhões de simcards serão comercializados este ano no Brasil. Essa é a expectativa de Benjamin Binet, vice-presidente de marketing para América Latina da Gemalto, empresa que detém aproximadamente metade do mercado brasileiro de simcards. Em 2007, foram vendidos no País cerca de 75 milhões de chips para celulares. O executivo acredita que 70% dos simcards que serão comercializados no Brasil este ano serão do modelo de 128 Kb. Versões com 256 Kb estão começando a chegar agora ao País: o modelo da Gemalto, por exemplo, está em fase de homologação e só deve ser lançado no segundo semestre.
Segundo Binet, um dos fatores que impulsiona a venda de simcards e faz com que ela seja maior que a de celulares em número de unidades é o alto índice de churn verificado no mercado brasileiro, que gira em torno de 30% ao ano. É provável que a implementação da portabilidade numérica este ano no País estimule ainda mais a troca de operadora pelos consumidores.

Plataformas

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Apesar do crescimento do mercado de simcards, a Gemalto tem se esforçado para diversificar seu portfólio e não depender apenas da venda de chips. A empresa oferece plataformas para operadoras, como a de backup de agenda e a de gerenciamento de celulares (device management). De acordo com Binet, a receita com plataformas já representa mais de 10% do faturamento da Gemalto no Brasil.

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