A Ericsson assinou acordo para vender a Ericsson Microwave Systems (EMW), responsável pela produção de equipamentos de defesa como radares e localizadores, para o grupo aeroespacial Saab por 3,8 bilhões de coroas suecas ou US$ 521,5 milhões. O contrato inclui ainda a venda da participação de 40% da Ericsson na joint venture Saab Ericsson Space e vai gerar ganho de capital de cerca de 3 bilhões de coroas, segundo comunicado da Ericsson, nesta segunda-feira, 12.
A companhia sueca informou também que o acordo vai minimizar custos de reestruturação anunciados anteriormente, principalmente os relacionados à compra da Marconi. "O desenvolvimento de radares de defesa tem atualmente menos sinergias com os principais negócios da Ericsson. Como resultado deste acordo, fortaleceremos nosso foco em telecomunicações", disse o presidente-executivo da companhia sueca, Carl-Henric Svanberg. A previsão é que o negócio seja encerrado em setembro deste ano.
A unidade teve vendas de cerca de 2 bilhões de coroas no ano passado com "boa lucratividade". Cerca de 1250 funcionários da Ericsson serão absorvidos pela Saab.
Mercado