Publicidade
Início Newsletter AEB e Visiona firmam protocolo de intenções para atuação no setor espacial

AEB e Visiona firmam protocolo de intenções para atuação no setor espacial

Autarquia vinculada ao MCTIC responsável pela execução da política espacial brasileira, a Agência Espacial Brasileira (AEB) firmou um protocolo de intenções com a integradora Visiona para prospecção de novas oportunidades e soluções no segmento.

Assinado no último dia 8, o acordo abre a possibilidade de prestação de serviços técnicos, de consultoria e transferência de tecnologia na área de sistemas e sensores de satélites. Outra finalidade será a busca conjunta de soluções de geotecnologia para análise de dados espaciais (em mapeamento, aplicações cadastrais ou identificação de riscos naturais, por exemplo).

Vale lembrar que Visiona é fruto de joint-venture entre a Telebras e a Embraer Defesa & Segurança, sendo responsável pela integração do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). A empresa também foi beneficiária da transferência de tecnologia vinculada ao projeto.

Notícias relacionadas

Presidente da AEB, Carlos Moura destacou a proposta da Visiona de desenvolvimento do primeiro satélite projetado pela indústria nacional (o VCUB 1), que deve atuar no segmento de captura de imagens. Segundo Moura, o artefato estaria em “linha com as tendências mundiais, com sistemas bem compactos e versáteis”.

Para o presidente da Visiona, João Paulo Campos, o VCUB 1 poderá servir como “vetor para entrega de serviços relevantes como também agregar ainda mais empresas nacionais e universidades para o projeto”. O executivo também lembrou que a absorção de tecnologia do SGDC permitiu a formação dos técnicos que hoje estão construindo o satélite.

A Diretoria de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento (DSAD) da AEB e a diretoria de contratos e novos negócios da Visiona serão as setores responsáveis pela gestão do protocolo de intenções, que terá 24 meses de vigência, podendo ser renovado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile