UIT cria grupo de padronização de smartgrid

A União Internacional das Telecomunicações (UIT) anunciou nesta quarta, 12, uma iniciativa de padronização internacional para implementações de smartgrids com a criação do Focus Group em Smart Grid. Estudos internos vinham sendo realizados junto ao Bureau de padronização da UIT (ITU-T) desde outubro de 2009 e devem ser acelerados agora com criação do Focus Group, que ampliará a participação nas discussões para um setor-chave quando o assunto é smartgrid: as companhias de energia elétrica.
A expectativa do líder do novo Focus Group, Les Brown, é de que com a participação de todos os players de eletricidade e telecomunicações possam ser criadas especificações globais para a implementação dessas redes inteligentes.
Já havia iniciativas nos EUA, na Europa, na China e na Coréia para padronizar as smartgrids, mas até então não havia diálogo entre elas. A formação do grupo pela UIT pode evitar a fragmentação do mercado e garantir escala para implementações de smartgrids em nível global.

Notícias relacionadas
Inicialmente, o Focus Group avaliará quais das iniciativas de padronização que já estão em andamento em diversos países podem ser adotadas em nível internacional para então identificar novos requerimentos de padronização.
Evento
As tecnologias para smartgrid e a convergência com o setor de comunicações e TI serão tema do 1º Forum SmartGrids Telecom, que acontece no próximo dia 26, em São Paulo, promovido pelas revistas TI INSIDE e TELETIME e organizado pela Converge Comunicações. O evento discutirá as perspectivas para o mercado no Brasil e seus impactos sobre o setor de telecom. Estão confirmadas palestras de empresas de energia, TI e especialistas. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.teletime.com.br/eventos ou pelo telefone 0800 771 5028.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!