Um dos índices que mais trouxe comemoração à Telefônica no balanço referente ao primero trimestre do ano foi a redução do churn (desligamento). De acordo com a companhia, a perda de acessos no trimestre foi de 60 mil, frente à média de desligamento de 101 mil acessos em 2009. Outro fator positivo do desempenho nos três primeiros meses do ano foi a adição líquida de 163 mil clientes de banda larga em relação ao último trimestre do ano passado, número que, segundo a companhia, é o maior registrado desde o lançamento do Speedy. A base de assinantes Speedy fechou março com 2,8 milhões de clientes. A Telefônica considera que esses avanços refletem o "processo de significativa reformulação na qualidade de seus produtos e serviços e de fortes investimentos no atendimento ao clientes".
Apesar dos avanços, as linhas em serviço tiveram uma leve diminuição de 0,5% em relação ao quarto trimestre do ano passado, atingindo 11,19 milhões. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado a queda foi maior, 3,3%. O número de acessos de TV por assinatura também caiu. A companhia somou 469,487 mil clientes, o que representa uma queda de 3,6% em relação ao último trimestre do ano passado e 6,6% na comparação com o primeiro trimestre de 2009. No comunicado à imprensa a companhia afirma que está promovendo a reestruturação do seu serviço de vídeo e lançará em breve produtos inovadores. Trata-se do serviço de TV por assinatura em High Definition (HD), segundo apurou este noticiário junto a fontes de mercado.
Dados financeiros
A companhia atribui os resultados aos custos de manutenção decorrentes das fortes chuvas, que atingiram o estado no período, e pelo custo adicional da implantação de novos processos de melhoria operacional, monitoria e atendimento ao cliente. "Por outro lado, os ganhos líquidos de planta indicam que a receita será impactada gradualmente, ao longo do ano, de forma positiva", diz a Telefônica.
Banda larga popular
A companhia apresentou os números do programa de desoneração tributária promovido pelo Estado de São Paulo, o Banda Larga Popular. Até agora são 3 mil moradores com o seviço – que tem velocidade de 250 kbps – e é prestado com a tecnologia WiMesh (WiFi em redes sobrepostas). Até o final de maio, serão cerca de 40 mil familias beneficiadas, diz a empresa.