FCC quer impedir domínio dos operadores sobre a casa do usuário

Uma inovação importantíssima do plano de banda larga dos EUA e que tem passado despercebida pela maior parte dos analistas é o dispositivo que prevê amplo acesso dos provedores de serviços às redes domésticas e dispositivos dos usuários, independente de quem seja o provedor de telecomunicações do cliente. A preocupação da FCC é a seguinte: uma operadora de TV a cabo e banda larga, por exemplo, poderia bloquear o acesso pelo usuário a serviços adicionais, como conteúdos over the top e aplicações, que não estivessem dentro da proposta comercial da empresa. Assim, assinantes de TV por assinatura seriam impedidos pela operadora, por exemplo, de acessar locadoras virtuais (como o serviço Netflix) diretamente através de seus televisores, ou teria o uso do Skype bloqueado, mesmo que esta funcionalidade esteja incorporada ao computador ou mesmo ao televisor. Segundo o diretor responsável pelo bureau de mídia da FCC, William Lake, o governo pretende trabalhar um conjunto de especificações de interconectividade dos dispositivos domésticos para garantir que nenhum deles possa ser bloqueado pelo set-top ou pelo modem de banda larga. "A FCC quer assegurar que nenhum provedor de rede tenha o controle direto ou indireto sobre os serviços abertos que o consumidor pode acessar", disse Lake a este noticiário. Ele explicou que a medida é muito diferente do chamado cable card, que era a idéia de uniformizar os set-tops de TV por assinatura para que as pessoas pudessem trocar de operadora sem ter que trocar de caixa. Apesar de imposta regulatoriamente, a ideia nunca saiu do papel. "Ali era mais complicado porque mexíamos com acesso condicional. Agora, dizem nossos engenheiros, a proposta é mais simples", diz. O que a FCC quer, por exemplo, é impedir que um usuário compre uma TV com acesso ao Youtube mas tenha esse acesso bloqueado pela empresa de telecomunicações ou de TV paga. Lake participou de debates durante a NCTA Cable 2010, evento de TV por assinatura que acontece esta semana em Los Angeles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!