Em despedida, Motta ataca "privataria" nas telecomunicações

A renovação da presidência da Telebrás, realizada nesta quarta-feira, 12, rendeu também um dos desabafos mais contundentes contra a privatização vindo de uma fonte inesperada, dada as circunstâncias. O protesto contra o modelo atual das telecomunicações é de autoria de Jorge da Motta e Silva, ex-presidente da estatal, destituído na manhã de hoje para dar lugar a Rogério Santanna. Em artigo intitulado "Delação premiada", Motta ataca a privatização, põe em dúvida os avanços obtidos pela iniciativa privada e elogia a iniciativa do governo federal de revitalizar a Telebrás e de lançar o Plano Nacional de Banda Larga.
O ex-presidente inicia seu desabafo dizendo que ficou "cinco anos, cinco meses e cinco dias" em silêncio "sobre as críticas infundadas que a mídia nacional publicou e ainda publica contra a Telebrás", mas que, agora, fora da estatal, decidiu dar esse "grito sufocado por tanto tempo, para repor o verdadeiro papel que teve a empresa ao longo desses 38 anos de existência". Para Motta, os grandes avanços obtidos nas comunicações brasileiras se deram durante o período de operação plena da Telebrás. E ataca duramente os idealizadores do modelo de privatização, implantado em 1997.
"Mas eis que surgem novamente, com as garras aguçadas, os cavaleiros do apocalipse. Os 'gênios' que criaram o atual modelo das telecomunicações, que um brilhante jornalista classifica de privataria. Não a privatização em si, mas o formato", provoca o ex-presidente. "Quem não se lembra da célebre frase 'estamos no limite da irresponsabilidade', em conversa gravada entre o então presidente do BNDES e um diretor do Fundo Previ (naquela época já se grampeavam as conversas telefônicas)?", ironiza logo depois.

Notícias relacionadas
Para o ex-presidente da Telebrás, os "arautos do modelo da privatização" hoje defendem que o governo continue incentivando as empresas "para levar aos brasileiros o que já deveriam ter feito ao longo desses 12 anos de gordas tarifas e perdão de obrigações assumidas nos contratos de concessão que não cumpriram". Frisa ainda a própria distribuição dos ativos da Telebrás, no valor de R$ 31 bilhões, e as compensações fiscais concedidas às concessionárias na ordem de R$ 8 bilhões. "Agora querem também ditar as políticas públicas de telecomunicações", ataca.
Motta elogia então a iniciativa do governo de revitalizar a Telebrás e de criar o PNBL, entendendo que a iniciativa servirá para corrigir distorções no setor, assegurando que a população tenha acesso aos serviços a preços compatíveis com sua capacidade de pagamento. "Começa agora um novo tempo com o Programa Nacional de Banda Larga. A palavra-chave é concorrência. Não ao monopólio privado. Essa, a minha delação. O prêmio é a volta da Telebrás", finaliza o ex-presidente da estatal.
Na troca de comando da empresa, realizada na manhã de hoje, Motta aproveitou a situação para citar o seu artigo e dizer que não irá para a iniciativa privada. Os ex-dirigente da Telebrás, no entanto, não revelou seus planos profissionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!