Curso de inglês, rádio e informações de trânsito na categoria de aplicativos móveis

Em 2009, a telefonia celular viveu o boom dos aplicativos móveis. A tendência, inaugurada pelo iPhone da Apple, estendeu-se para diversas outras plataformas. No Brasil, vários desenvolvedores começaram a criar aplicativos para vender nas app stores ao redor do mundo. Diante disso, o Prêmio Tela Viva Móvel incluiu este ano uma nova categoria para premiar os melhores aplicativos móveis criados no Brasil. Os três finalistas escolhidos pelo júri são aplicativos bem diferentes: um curso de inglês, uma rádio pelo celular e um provedor de informações sobre o trânsito em grandes cidades brasileiras. Para participar da votação popular e escolher seus cases favoritos em cada categoria, o leitor deve acessar o site www.telavivamovel.com.br A votação dura até o dia 16 de maio.
A Vivo concorre com o Kantoo, um curso de inglês no celular. Seu nome é um trocadilho com a expressão "you can too". O aplicativo levou quatro anos para ser desenvolvido, a partir do trabalho conjunto de especialistas em linguística, pedagogia e tecnologia sem fio de vários países. O Kantoo permite que o usuário treine a fala, a escuta, a leitura e a escrita em língua inglesa através de exercícios interativos em sessões curtas, de alguns minutos cada. É um curso de inglês completo, com 32 unidades divididas em 256 exercícios interativos, totalizando 3,1 mil frases, 2,6 mil arquivos de áudio, 1,2 mil palavras de vocabulário e mais de 800 imagens, além de comunidade de relacionamento e jogos em inglês. O Kantoo está disponível para download para os clientes da Vivo. O curso custa R$ 3,99 por semana, sendo a primeira grátis. A operadora não cobra pelo tráfego de dados. O serviço conta atualmente com 50 mil usuários.
A rádio que está entre os finalistas é a Oi FM, com um aplicativo que permite escutar no celular, em tempo real, sua programação. Segundo a Aorta, responsável por seu desenvolvimento, foi o primeiro aplicativo de uma emissora FM brasileira lançado na App Store da Apple. O aplicativo foi disponibilizado em fevereiro de 2009, quando a operadora Oi ainda não vendia o iPhone. Isso garantiu à Oi a visibilidade de sua marca nos telefones de assinantes de seus concorrentes. O produto permaneceu por bastante tempo em primeiro lugar entre aplicativos de música gratuitos da App Store no Brasil. Mais tarde, ganhou versões para Symbian, RIM OS, Windows Mobile e Android e acrescentou funcionalidades de vídeo, foto, integração com Twitter, interatividade via SMS, dentre outras. O aplicativo registrou mais de 50 mil downloads e 500 mil acessos, com tempo médio de 4 minutos por ouvinte e gerando 800 terabytes de tráfego de dados para diversas operadoras.

Notícias relacionadas
Por fim, a LBS Local concorre com o aplicativo "Apontador Trânsito", que informa as condições do trânsito em tempo real nas principais ruas e avenidas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. É possível também acessar imagens fornecidas por câmeras de trânsito mantidas pelas prefeituras, além de receber notícias do trânsito de acordo com a sua localização (acidentes, eventos etc). O Apontador Trânsito registrou mais de 100 mil downloads em um ano de existência. O aplicativo está disponível nas plataformas iPhone, Windows Mobile e Android.
Tela Viva Móvel
O case com maior quantidade de votos em cada categoria receberá um prêmio, cuja cerimônia de entrega ocorrerá no dia 19 de maio, às 18h30, após o primeiro dia de palestras do 9º Tela Viva Móvel, no Centro Cultural Frei Caneca, em São Paulo. O evento, que discute temas relacionados ao mercado de conteúdo para celular, é organizado pela Converge Comunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!