Antes de aprovado na Câmara, PL 29 é debatido no Senado

Em meio à falta de acordo para votação na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, o PL 29/2007 deverá ser debatido em outra Comissão de Ciência e Tecnologia, a do Senado Federal. O projeto que trata do mercado de TV por assinatura e cria novas regras para a produção, comercialização e distribuição de conteúdos audiovisuais neste ramo será tema de discussão no Senado Federal nessa quarta-feira, 14. O mote para discutir uma proposta, que nem mesmo foi aprovada pelos deputados, é a existência de um grupo de trabalho entre os senadores que analisa, exatamente, os mesmos aspectos propostos pelo projeto de lei: a criação de uma nova legislação para o mercado de TV paga.
O grupo de trabalho não é novo. Foi criado em dezembro de 2007 após a realização de uma audiência pública na Ciência e Tecnologia do Senado sobre o PLS 29/2005. Apesar da coincidência de números, o PLS 29/2005 que tramita no Senado (de autoria do Senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará) é bem mais restrito do que o projeto em tramitação na Câmara: a proposta visava a criação de dois canais para o Executivo de veiculação obrigatória nas TVs por assinatura.
Ao fim da mesma audiência, o senador Flexa Ribeiro sugeriu o arquivamento da proposta (o PLS 29/2005) e a criação de um grupo de trabalho para discutir mais amplamente a questão. A queda do PLS se deu por conta da aprovação da medida provisória que criou a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde os canais já estão previstos.

Notícias relacionadas

Bittar e Semeghini

De acordo com informações do Senado Federal, a reunião da próxima quarta irá "subsidiar os trabalhos do grupo de trabalho criado para sistematizar a legislação referente à televisão por assinatura, a fim de propor uma regulamentação para o setor". Foram convidados o deputado-relator Jorge Bittar (PT/RJ) e o deputado Júlio Semeghini (PSDB/SP). A programação do encontro prevê que Bittar apresente seu último substitutivo, que será debatido com os senadores que formam o grupo de trabalho: Antônio Carlos Júnior (DEM/BA), Renato Casagrande (PSB/ES), Sérgio Zambiasi (PTB/RS), Augusto Botelho (PT/RR), Cícero Lucena (PSDB/PB) e Flexa Ribeiro.

Indecisão na Câmara

Enquanto o Senado antecipa a discussão sobre o PL 29, a tramitação na Câmara do projeto não deve avançar nesta semana. Segundo informações da comissão de comunicação da Câmara, é pouco provável que a proposta seja votada nessa quarta-feira, 14, apesar de o texto estar na pauta de deliberações. O recurso contra a apresentação de um novo substitutivo por parte do deputado Bittar já está pronto desde o final da semana passada e espera a assinatura de um dos deputados da comissão para ser encaminhado à Mesa da Câmara.
O mais provável é que o documento seja assinado por Miro Teixeira (PDT/RJ), que levantou a polêmica sobre a falta de debate sobre a nova versão do substitutivo. O recurso, se acatado, permitirá a reabertura de todos os prazos de tramitação do PL 29/2007, inclusive o período de apresentação de emendas e a possibilidade de pedidos de vista. A apresentação de um segundo substitutivo, como fez Bittar, é prevista pelo Regimento Interno da Câmara. Mas o documento permite também que qualquer deputado recorra da decisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!