Analistas vêem futura reestruturação da Telemar Participações

O mercado ainda não entendeu e a empresa também não informou por que os controladores da Telemar Participações resolveram cindir a empresa, criando uma outra estrutura que abriga agora apenas a Contax.
No passado, acreditava-se que a cisão poderia beneficiar de alguma maneira o GP Investimentos, que vendeu sua participação em ambas as empresas para AG Telecom (Andrade Gutierrez) e LF Telecom (Grupo La Fonte).
Analistas ouvidos por esse noticiário foram unânimes em afirmar que esse boato ainda está por ser confirmado. Até agora, os sinais que foram dados não indicam, na opinião deles, uma futura venda da Contax. Um analista que prefere não ser identificado acredita que a fusão indica uma futura reorganização societária da holding, para tornar a estrutura ainda mais simples. "De repente, eles estão pensando em juntar as empresas que estão abaixo da Telemar Participações na própria Telemar Participações", diz ele. A tese da futura venda também perde força porque na estrutura acionária anterior a Contax já estava separada da Telemar (operadora) dentro da Telemar Participações.

Notícias relacionadas
Um outro analista, também em entrevista em off, lembra que mais da metade da receita da Contax vem da própria Telemar, o que demandaria um difícil acordo com os futuros compradores. "Talvez tenham procurado simplificar a estrutura, caso alguém queira sair", opina.
Os analistas se queixaram da falta de informações disponibilizadas pela empresa. Não se tem nenhuma outra informação a respeito da cisão além do que foi divulgado em fato relevante do dia 25 de abril quando a Telemar anunciou a compra da Brasil Telecom. Nesta ocasião a empresa limitou-se dizer que a cisão "é justificada pela necessidade de segregar em sociedades distintas as participações nas atividades de contact centers das demais atividades de telecomunicações, correspondentes ao investimento da companhia na Tele Norte Leste Participações S.A".
O que interessa para o mercado e que não foi informado pela companhia é, por exemplo, da onde virão os recursos que permitirão à Andrade Gutierrez e a Carlos Jereissati comprarem a participação da GP Investimentos na Telemar. "O funding não foi divulgado, então tudo é possível", diz o analista. "Na reunião que foi feita com o mercado só foi comentado da organização de baixo (referente à Telemar operadora). Quando a gente perguntava da cisão, eles (a Oi) diziam que esse assunto era com a Telemar Participações", completa.
Apesar de Telemar Participações não possuir ações negociadas em bolsa, as normas da CVM referentes às informações que devem ser prestadas ao mercado valem para todas as empresas de capital aberto. O presidente da empresa e diretor de relações com o mercado, Pedro Jereissati, foi procurado por este noticiário mas ainda não se pronunciou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!