Nokia deixa a Rússia, mas pede licença para suporte de redes no país

Um dia após a rival Ericsson, a fornecedora de infraestrutura de telecom Nokia também anunciou o encerramento das operações na Rússia, na esteira das sanções impostas ao país pela União Europeia devido à guerra com a Ucrânia.

A companhia finlandesa, contudo, solicitou licenças em conformidade com as sanções vigentes para seguir atuando no suporte e manutenção de redes em território russo. Para tal, a Nokia citou "razões humanitárias" e "preocupações de governos ocidentais" com o risco de falha na infraestrutura crítica da rede de telecomunicações da Rússia. "O fluxo contínuo de informações e acesso à Internet que fornece perspectivas externas ao povo russo", argumentou a Nokia.

"Este é o curso de ação mais responsável para a Nokia ao sair do mercado russo", concluiu a empresa, em nota emitida nesta terça-feira, 12. Nas últimas semanas, a fabricante enfrentou questionamentos sobre contratos com clientes do governo russo, mas negou que tenha fornecido tecnologia para sistemas de vigilância no país.

Notícias relacionadas

Finanças

Do ponto de vista financeiro, a Nokia projetou impacto limitado da decisão de deixar o mercado russo. Em 2021, a nação representou menos de 2% da receita líquida da fornecedora (que somou 22 bilhões de euros no ano passado). "Considerando a forte demanda que nós vemos em outras regiões, não esperamos que essa decisão impacte nossa habilidade de atingir o guidance para 2022", afirmou a empresa.

Ainda assim, a Nokia vai identificar 100 milhões de euros (cerca de US$ 108 milhões) no próximo balanço como provisões vinculadas à saída de Moscou. Nas últimas semanas, a fornecedora já havia suspendido entregas na Rússia, interrompido novos negócios e transferido atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para fora do país. Agora, dentre as três principais fornecedoras de infraestrutura de telecom, apenas a chinesa Huawei segue com operações no território russo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!