Lira acha que rejeição do pedido de urgência de votação do PL das fake news foi um erro

Em coletiva na tarde desta terça-feira, 12, o presidente Arthur Lira (PP-AL) defendeu a necessidade de se ter uma legislação que trate com clareza a disseminação de desinformação nas redes sociais (Fake News). Na opinião dele, a rejeição do pedido de urgência de votação do PL 2.630/2020 foi um erro.

Ele reconheceu que Orlando Silva (PCdoB/SP) foi um articulador que ouviu diversas opiniões e acatou muitas sugestões ao texto. Na sua avaliação, o texto tinha bastante avanços, e alguns parlamentares foram para defender os interesses das big techs, não "entendendo o real debate em jogo". Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, a urgência pode ser reapresentada a qualquer momento.

Ele entende que a votação da urgência do PL 2.630/2020, rejeitada na semana passada, mostrou que o pedido precisava de mais detalhamento. "Quando o plenário, por razões claras ou não, rejeita a urgência, ela precisa ser mais detalhada. Eu acho um erro a rejeição. A gente não pode ficar sem uma legislação que trate do assunto com clareza. O tema vem sendo discutido na casa há três anos. As informações que tenho, e falo isso com muita tranquilidade, é de que o relator estava assimilando propostas de texto das mais diversas áreas", explicou Lira.

Notícias relacionadas

Para ele, durante o debate do requerimento não ficou muito nítido que estava sendo debatido: se eram as regras para combater a desinformação ou se era um debate para manter as regalias das big techs. "Teve uma turma de deputados que se escondeu atrás das big techs e se escondeu atrás da liberdade de expressão para defender interesses de quem eu acho que tem que ter responsabilidade civil do que publica, tem que ter responsabilidade econômica sobre o que gera e o que ganha e dividir com os meios de comunicação as matérias jornalísticas. E este debate passou ao largo disso", explicou Lira. As big techs fizeram uma ampla campanha contra a proposta, o que foi chamada de "chantagem" por Orlando Silva.

Lira disse ainda que na sessão que votou o requerimento, fez um apelo para que a o plenário aproveitasse a votação da urgência para discutir o texto. "Eu entendo que o relator deve continuar conversando. Esse tema é importante que se tenha a discussão. E se rejeitar a matéria, é democrático", disse.

"O texto pode e deve ser aprimorado. Acho que hoje, estamos suscetíveis à vontade do judiciário. Nós defendemos a liberdade de expressão. Ali estava sendo criada a imunidade parlamentar material, que existe na Constituição antes da existência da Internet. A democracia da casa vai tocar", disse Lira.

Monstrengo

Durante evento do Ministério das Comunicações sobre o Programa WiFi Brasil, o presidente Jair Bolsonaro desdenhou do projeto, chamando-o de "monstrengo". Ele alegou que o governo utiliza as redes sociais para "se comunicar", e que o PL das Fake News seria uma tentativa de censura – ou seja, ao impedir a disseminação de mentiras. Ele também sugeriu que o fato de o relator do projeto, deputado Orlando Silva, ser do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), seria o suficiente para ele ser contra o texto. Ainda reclamou que outros partidos de oposição votaram pelo pedido de urgência. (Colaborou Bruno do Amaral)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!