Instituto Escola Conectada, da Datora, espera buscar recursos públicos

A Datora, empresa que atua no mercado de telecomunicações como uma operadora de telefonia MVNO (virtual), criou em agosto do ano passado o Instituto Escola Conectada, que implementa conexões em escolas públicas em um modelo de parceria envolvendo somente atores privados. No Seminário Educação Conectada, organizado pelo TELETIME nesta terça-feira, 12, Tomas Fuchs, presidente da operadora, explicou que a proposta da entidade é a de se colocar como interlocutor entre os pequenos e médios provedores e as escolas públicas. Mas afirmou que há intenção de também buscar recursos públicos para o projeto.

O diretor da Datora também ressaltou que, apesar da iniciativa atualmente ser executada por parceiros privados, não se descarta a busca de outros meios. "Esperamos ter a capacidade de pedir recursos públicos para poder conectar a escola rural. Também estamos buscando financiadores para esse tipo de projeto", disse.

O modelo envolve a busca de parceiros para investir nas conexões de escolas públicas. "Hoje nesse modelo, temos 40 escolas conectadas; 93 em processo de conexão e 328 em análises para serem conectadas. Tomamos a decisão de fazer isso sozinhos, sem governos. Hoje temos 133 escolas, que atendem 100 mil alunos", explicou Fuchs no Seminário.

Notícias relacionadas

Conectar não apenas escolas

Na avaliação de Márcio Couto Lino, diretor de ESG da TIM Brasil, a pandemia mostrou que é importante pensar não apenas a conexão das escolas, mas em todos os envolvidos na educação. Isso significa desenvolver políticas que conectem também o professor e os estudantes.

"Por isso, é preciso pensar isso como um ecossistema. Acho que saímos um pouco do papel de infraestrutura de serviços para pensar isso dentro de um ecossistema. Não é apenas universalizar a conectividade, mas pensar também em modelos híbridos, que valorizem todos os atores envolvidos nesse processo", explicou Lino.

Formação de mão-de-obra

A Huawei, gigante chinesa no fornecimento de equipamentos de infraestrutura para o setor de telecomunicações, também participou do seminário e destacou que é preciso pensar na formação de mão-de-obra para o setor. Bruno Zitnick, diretor de assuntos institucionais e governamentais da Huawei, explicou o programa da empresa que foca em formar pessoas para atuarem no mercado. "Nos baseamos em relatórios, que mostram um gap de 250 mil pessoas capacitadas no mercado de TIC. A demanda do setor é muito maior que a formação de pessoas aptas para atuar", disse o representante da empresa. Zitnick declarou ainda que a empresa chinesa possui laboratórios para formar especialistas em FTTH, o que permite criação de mão-de-obra para a tecnologia de fibra ótica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!