Canais de atendimento de operadoras ainda são ineficientes

A relação entre a experiência do cliente e ferramentas proativas de operadoras foi fruto de uma pesquisa da empresa de análise da Coleman Parks a pedido da Amdocs divulgada nesta sexta, 12. Segundo a fornecedora de software, a maioria dos clientes de planos pré e pós-pagos da América do Norte, Europa, Oriente Médio, África e região da Ásia-Pacífico recomendaria a sua operadora de serviços para familiares e amigos se recebesse notificações relevantes e possuísse aplicativos simples de autoatendimento para seus celulares. Mas a má implementação de plataformas online e a falta de integração do banco de dados prejudica a experiência do consumidor e o faz evitar efetuar transações por alguns canais de atendimento.

Notícias relacionadas
A pesquisa foi feita com quatro mil proprietários de smartphones entre novembro e dezembro do ano passado e utilizou o índice padrão Net Promoter Score para os resultados.

De certa forma, o levantamento da Amdocs acaba evidenciando a insatisfação dos usuários com as centrais de atendimento de operadoras. Embora ignore justamente o mercado brasileiro (e latino-americano, em geral), mostra uma realidade que provavelmente não é muito diferente no mercado regional. Assim, a pesquisa argumenta que, além de contribuir para o aumento da satisfação do consumidor, medidas proativas também diminuiriam o tráfego no call center.

Oportunidades

Ou seja, há oportunidades positivas. De acordo com o levantamento, 84% dos consumidores afirmaram que recomendariam uma operadora se a empresa fosse capaz de identificar e resolver problemas antecipadamente, enquanto 83% disseram que recomendariam se houvesse oferta de serviços de autoatendimento consistentes e fáceis de usar em seus handsets. Além disso, 83% preferiram seguir instruções enviadas por meio de notificações proativas do que ligar para a central de atendimento para resolver problemas pontuais; e 76% disseram que preferem usar um aplicativo a ligar no call center.

A pesquisa diz ainda que 73% dos consumidores afirmam que notificações proativas atuais não são úteis e 24% de todas essas notificações resultam em ligações para a central, gerando mais custo. Os aplicativos móveis atuais também não ajudam: 78% disseram que são difíceis de usar.

A falta de integração de banco de dados acaba prejudicando também a própria tele, pois 65% dos entrevistados afirmaram que as operadoras não os conhecem e não oferecem serviços personalizados durante interações. A falta de cruzamento de informações é relevante, pois apenas 17% afirmaram que receberam uma resposta consistente pelos canais da operadora.

Mas o maior prejuízo para a companhia é a falta de engajamento do usuário, pois 72% dos clientes disseram ter tentado comprar um produto ou serviço online, mas 51% desistiram da compra por considerar muito complicada. Entretanto, a oportunidade existe: 79% disseram que fariam a compra pela Internet se pudessem trocar de canal para dar continuidade às transações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!