Chegada de apps focados em fraudes bancárias é iminente, diz Kaspersky

O crescimento do número de conexões via celulares e tablets e o consequente aumento na quantidade de fraudes contra usuários de dispositivos móveis já salta aos olhos de fabricantes de antivírus.

Notícias relacionadas
O gerente comercial da Kaspersky para a América Latina, Claudio Martinelli, afirma que a empresa já identificou 5.797 códigos de vírus apenas para os dispositivos equipados com a plataforma Android. “Como a maior parte dos programas maliciosos têm uma combinação de códigos semelhantes, a quantidade de vírus pode ser ainda maior”.

Segundo ele, atualmente, as ameaças para quem usa um smartphone ou tablet está em aplicativos falsos, criados para roubar senhas ou enviar mensagens pagas, sem que o usuário perceba que está sendo roubado. “Muitos ainda são estrangeiros e seu objetivo é cometer pequenas fraudes, de valores que o usuário dificilmente notará na conta telefônica”.

O analista de malware da Kaspersky, Fábio Assolini, acredita que a chegada de aplicativos focados em fraudes bancárias é iminente. “Os dispositivos móveis são plataformas emergentes e cada vez mais usados, por isso, acredito que estamos muito próximos de encontrar vírus direcionados para fraudes bancárias nesses aparelhos”.

Ele comenta que essa ameaça é maior para os brasileiros usuários de dispositivos com sistemas operacionais populares, como o Android. No mundo dos desktops,  90% dos programas maliciosos são feitos para roubar senhas de bancos, afirma. "É uma característica dos vírus feitos aqui porque os programadores desses malwares estão interessados em ter ganho rápido”, complementa.

Serviço

Ao perceber a tendência de as pessoas cada vez mais se conectarem em múltiplas plataformas, a Kaspersky coloca no mercado um pacote de antivírus que contempla cinco licenças: quem adquire o programa pode instalá-lo, por exemplo, no celular, no tablet, noteboook e desktop. “A pessoa adquire a licença e pode usar em até cinco máquinas, de acordo com sua necessidade”, explica Martinelli.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!