ZTE ultrapassa Motorola no quarto trimestre

A Motorola não é mais a quinta maior fabricante de celulares do mundo em volume de vendas. Continuando seu gradual declínio, a empresa norte-americana foi ultrapassada no quarto trimestre de 2009 pela chinesa ZTE, que pela primeira vez entrou no grupo das cinco maiores. De acordo com relatório da iSuppli, a ZTE distribuiu no mercado mundial 13,4 milhões de unidades entre outubro e dezembro do ano passado, contra 12 milhões da Motorola. Os chineses alcançaram cerca de 4% de market share mundial e estão no calcanhar da Sony Ericsson, que detinha 4,4%.
Em sua análise, o site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com) destaca que, ao contrário dos mercados ocidentais, na China o quarto trimestre não é o melhor do ano em vendas de celulares. Na China, o pico de vendas acontece no primeiro trimestre, quando ocorre o ano novo chinês. Ou seja: tudo indica que a ZTE vai ganhar mais mercado ainda quando forem fechados os números do primeiro trimestre deste ano.
Vale lembrar que a Motorola, ao longo de 2009, remodelou seu portfólio, adotando o Android como sua principal plataforma e se concentrando nas gamas média e alta. Em contrapartida, a ZTE é especialmente forte em telefones baratos, o chamado segmento low end, no qual o volume de unidades vendidas é maior.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!