Globo ajudará operadoras a vender pacotes de SMS durante a Copa

Uma grande promoção para venda de pacotes de SMS promete mexer com o mercado de serviços de valor adicionado (SVA) do Brasil durante a Copa do Mundo. Pela primeira vez, todas as grandes operadoras móveis do País comercializarão juntas, através de um large account nacional, pacotes de SMS. E outro fato inédito: as teles irão dividir a receita com a venda de SMS com o grupo de mídia que irá anunciar a promoção, a Rede Globo. Isso nunca aconteceu antes com pacotes de mensagens de texto ao público final (peer-to-peer). O comum é dividir a receita em serviços que envolvam algum tipo de conteúdo, o que não é o caso dessa vez.
A promoção já tem nome: chama-se "Torpedão Campeão", aproveitando o mote da Copa do Mundo. Pelo preço de R$ 4,00 (mais impostos) serão vendidos pacotes que dão direito ao envio de 30 mensagens de texto. A promoção será divulgada pelo apresentador Fausto Silva ao longo da programação da Globo. É esperado que ela entre no ar em breve e termine ao fim da Copa do Mundo.
A informação obtida por este noticiário é de que todas as grandes operadoras firmaram acordo com a Globo para participar do projeto. Elas aceitaram, inclusive, que a emissora ficasse com a maior parte da receita, por entenderem que o projeto ajudará a fomentar o uso de SMS no Brasil, ainda muito abaixo da média em outros países latino-americanos. A proposta levada pela Globo foi de 80% da receita para a emissora e 20% para as teles. Como as negociações foram feitas separadamente com cada operadora, os percentuais definidos no contrato podem variar de tele para tele.

Notícias relacionadas
Histórico
É bom lembrar que na Copa do Mundo de 2006 a Rede Globo também fez uma grande promoção envolvendo serviços de valor adicionado (SVA) e unindo as grandes operadoras. Daquela vez, contudo, a iniciativa envolvia o sorteio de prêmios e a venda de uma revista com conteúdo sobre a Copa do Mundo. Tal como agora, o garoto-propaganda foi Fausto Silva.
Na época, diversas empresas de SVA brasileiras reclamaram da queda de receita entre junho e julho em razão da promoção criada pela Globo. O motivo era óbvio: o dinheiro que normalmente era gasto pelos consumidores com ringtones, games e wallpapers foi usado para participar da promoção divulgada pelo Faustão. Ou seja, um serviço canibalizou os outros.
Por outro lado, diversas fontes reconhecem que a promoção de 2006 teve um papel importante na educação dos usuários brasileiros quanto ao uso de mensagens de texto. Muitas pessoas idosas, para participar do sorteio do Faustão, tiveram que aprender a enviar SMS, por exemplo. Efeito similar é esperado pelas operadoras com essa nova promoção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!