Viasat e Space42 vão construir constelação de baixa órbita para 5G

Imagem: Wirestock/Freepik

A Space42, empresa de tecnologia espacial com sede nos Emirados Árabes Unidos, assinou um memorando de entendimento (MOU) junto à operadora global satélites Viasat para explorar opções de parceria no desenvolvimento de uma constelação para serviços 5G não terrestres (NTN).

A iniciativa deve envolver a construção de uma constelação de satélites de baixa órbita terrestre (LEO) para este fim, apurou o TELETIME com pessoas envolvidas na iniciativa.

As empresas frisam que a colaboração representa um grande avanço na expansão da conectividade via satélite em escala global, permitindo que ambas atendam às crescentes oportunidades no mercado de comunicação direta via satélite para dispositivos (D2D), Internet das Coisas de banda estreita (NB-IoT) e serviços MSS de próxima geração.

Notícias relacionadas

"Ao fomentar um ecossistema baseado em inovação compartilhada, interoperabilidade e padrões abertos, estamos desbloqueando novas possibilidades para comunicação direta com dispositivos (D2D), IoT e Serviços Móveis via Satélite (MSS). Essa parceria acelera o tempo de lançamento no mercado, reduz custos e garante uma integração perfeita com redes existentes e futuras", afirma Ali Al Hashemi, CEO da Yahsat Space Services, grupo controlador da Space42.

De acordo com o CEO da Viasat, Mark Dankberg, o movimento mira na construção de um ecossistema especial baseado em padrões abertos 5G e arquiteturas escaláveis. O anúncio também fortalece a recente aliança da Viasat com a Agência Espacial Europeia (ESA), visando acelerar o desenvolvimento e a implementação de sistemas NTN D2D para atender à Europa e ao restante do mundo, utilizando o espectro MSS.

"Paralelamente ao nosso recente acordo com a ESA, a parceria com a Space42 permitirá o desenvolvimento de uma infraestrutura de próxima geração, aproveitando designs inovadores baseados nos padrões 5G NTN, ao mesmo tempo em que fortalece uma crescente coalizão de parceiros públicos e privados comprometidos em manter o espaço seguro, aberto e acessível para todos", diz Dankberg.

Próximos passos

Na primeira fase da parceria, Space42 e Viasat deverão realizar uma série de estudos técnicos e comerciais financiados pelos parceiros para desenvolver uma infraestrutura multi-inquilino e multi-órbita 5G NTN, baseada em padrões abertos.

A partir daí, a infraestrutura será projetada para suportar uma ampla gama de espectros L, S e terrestre, o que abre a possibilidade de ter um roaming global entre operadoras regionais.

Novas tecnologias e designs sustentáveis têm capacidade para tornar as redes de satélites mais eficientes e preparadas para os modelos 5G, garantindo a conformidade com os diferentes regulamentos de telecom ao redor do mundo, acrescentam as empresas. E frisam que um dos principais objetivos é ter um sistema espacial de arquitetura aberta e escalável, que promova colaboração global entre parceiros dos setores público e privado e aproveite as oportunidades de crescimento no mercado global.

(Colaborou Samuel Possebon)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!