A TIM Brasil e a empresa de sinalização, gerenciamento e segurança no trânsito Sitran fecharam uma parceria para levar tecnologia de telegestão de iluminação pública para algumas cidades de Minas Gerais. O objetivo da iniciativa, segundo a tele, é modernizar a infraestrutura urbana e gerar maior eficiência energética.
Ao TELETIME, a TIM afirmou que esse projeto é uma parceria público-privada (PPP) entre a operadora, a Sitran e as prefeituras de cada município. As cidades mineiras contempladas serão Santa Luzia, Uberaba e Barbacena. A iniciativa prevê prevê a instalação de 120 mil pontos de iluminação inteligente em regiões vistas como estratégicas no estado.
Segundo a operadora, esse projeto faz parte de uma estratégia mais ampla de expansão tecnológica em Minas Gerais, integrando várias localidades ao novo sistema. A cidade de Barbacena, por exemplo, deve liderar a implementação do projeto no estado. Com contrato assinado em março de 2023, a cidade já conta com mais de 14 mil pontos de iluminação instalados. Ao final da execução do plano, 100% do município deve estar equipado com telemetria, com o total de 17 mil pontos.
Com novas cidades no radar da operadora e da Sitran, a expectativa é de que esse projeto incentive outras cidades mineiras a adotarem soluções de tecnologia de ponta para aprimorar a infraestrutura pública.
Projeto
Na prática, a tecnologia funciona assim: as luminárias se comunicam com a rede em nuvem por meio da conectividade fornecida pela TIM, enviando e recebendo dados considerados essenciais para o funcionamento do sistema. De acordo com a operadora, essa tecnologia já foi implementada em cidades como Porto Alegre (RS), Petrolina (PE) e Uberlândia (MG). Nesses municípios, a TIM afirma que já acumula experiência em projetos de iluminação pública.
Por meio de dispositivos e uma plataforma de gestão desenvolvidos pela empresa, é possível o monitoramento em tempo real do consumo de energia, o controle remoto das luminárias e ajustes automáticos de intensidade luminosa. Segundo a TIM, isso facilita a manutenção preventiva, garante economia de energia e reduz custos operacionais para as prefeituras.
Outro destaque do projeto é a localização por GPS, que, de acordo com a operadora, possibilita uma gestão mais eficiente dos ativos e aumenta a segurança – auxiliando a administração pública. Além disso, a parceria entre a TIM e a Sitran deve viabilizar a instalação de câmeras de monitoramento e a oferta de Wi-Fi gratuito em praças da cidade, segundo informou a tele.
"Para desenvolvimento e implementação dos equipamentos de Smart Lighting, o projeto conta com a parceria da M2M Telemetria. Os dispositivos operam por meio de telemetria e os dados são enviados via NB-IoT", informou a TIM.
Outras cidades
Esta não é a primeira iniciativa conjunta entre a TIM, Sitran e municípios brasileiros. Segundo a operadora, outras cidades já foram contempladas por esse projeto: Cianorte (PR), Santana (AP), Ariquemes (RO), Caculé (BA), Guanambi (BA), Iuiu (BA), Lagoa Real (BA), Sebastião Laranjeiras(BA) e Corumbá (MS).
"A TIM tem expertise na habilitação de cidades inteligentes e a parceria com a Sitran representa um passo importante para expandir a infraestrutura urbana inteligente em Minas Gerais, beneficiando o governo e a sociedade. Nosso objetivo é apoiar a transformação digital do Brasil por meio da maior rede móvel do Brasil e proporcionar aos municípios como Barbacena uma tecnologia que não só modernize a iluminação pública, mas também contribua para a eficiência, segurança e a sustentabilidade", disse o diretor de soluções coorporativas da TIM Brasil, Paulo Humberto Gouvea.
"Em 2018, IoT parecia distante da nossa realidade. Não tínhamos tecnologia para implementar a telegestão. A partir da parceria com a TIM, conseguimos transformar essa visão em realidade. A escolha pela operadora foi baseada na robustez da infraestrutura, na estabilidade de conexão e na inovação das soluções oferecidas. Além de Minas Gerais, a nossa parceria se estende por outros quatro estados: BA, RO, AP e MS, evidenciando o impacto positivo da iniciativa no Brasil. Atualmente, temos mais de 15 projetos de iluminação em andamento em todo o país", completou o gestor de contratos da Sitran, Nilson Soares da Conceição.