Lei estadual inclui SMS e WhatsApp em cadastro 'Não me Ligue' do Procon-SP

Foto: Pixabay

O Procon-SP anunciou uma expansão no cadastro de bloqueio de telemarketing "Não me Ligue" gerenciado pela fundação paulista. O movimento ocorre após promulgação de lei estadual (17.334 /2021) que atualizou as regras para funcionamento do sistema.

O novo texto prevê que, além das ligações (inclusive automáticas), empresas não poderão enviar SMS ou mensagens via aplicativos como o WhatsApp para inscritos no cadastro. O Procon-SP afirma que vai fiscalizar a aplicação das regras e multar empresas infratoras.

Desde que entrou em vigor em 2009, 2,8 milhões de linhas telefônicas e 209,8 mil reclamações foram registradas a partir do Não me Ligue. Do início de 2021 até a última quarta-feira, 10, foram cadastradas 60,5 mil linhas e 16,6 mil reclamações no sistema.

Notícias relacionadas

Já desde 2010 foram instauradas pela fiscalização do Procon-SP 852 averiguações de bloqueio de telemarketing e aplicadas 348 multas, que juntas somam cerca de R$ 260 milhões.

Em comunicado, a entidade pontuou que as regras valem para empresas de todo o País que entrarem em contato com consumidores paulistas. A legislação, contudo, não atinge empresas que pedem doações.

O serviço Não me Ligue do Procon-SP não se confunde com o Não me Pertube. No caso deste último, as responsáveis são as próprias operadoras de telecom como parte de um sistema de autorregulação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!