Com Huawei e outras chinesas, EUA atualizam lista de 'ameaças' em telecom

O órgão regulador norte-americano, a Federal Communications Commission (FCC), atualizou nesta sexta-feira, 12, a lista de fornecedores de telecom considerados ameaças à segurança nacional do país. A medida segue política introduzida em 2019 pela gestão de Donald Trump.

A relação inclui cinco fornecedores de produtos e serviços com origem na China, que trava uma briga geopolítica com os Estados Unidos. Além da Huawei e da ZTE, que já estavam na relação, constam agora na lista as empresas Hikvision, Hytera Communications e Dahua Technology, especializadas em vigilância por vídeo e sistemas.

Presidente interina da FCC na gestão de Joe Biden, Jessica Rosenworcel afirmou que a diretriz garantirá que o país "não repita os erros do passado ou use equipamentos e serviços que representem uma ameaça". A comissão considera atualizar a relação, caso necessário. É mais uma indicação de que a disputa comercial entre EUA e China seguirá tendo reflexo no setor de tecnologia.

Notícias relacionadas

O boicote às empresas asiáticas decorre de acusações de espionagem e obediência ao governo da China levantadas pelos EUA. A Huawei vê caráter político nas acusações e pede a apresentação de provas.

Licenças

Mesmo as licenças de exportação que permitem certas empresas norte-americanas a vender produtos para a Huawei estão sendo revistas, de acordo com a imprensa internacional.

Nesta última quinta-feira, 11, a agência de notícias Bloomberg informou que licenças vigentes tiveram seus limites atualizados ao longo da semana, tornando-se mais rigorosas. Sob o salvo-conduto, determinadas companhias dos EUA seguem vendendo componentes como semicondutores, antenas e baterias para a gigante chinesa. Na semana derradeira da gestão Trump, uma série de licenças já havia sido revogada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!