Publicidade
Início Newsletter Novas rotas submarinas na América Latina dependerão sobretudo de OTTs

Novas rotas submarinas na América Latina dependerão sobretudo de OTTs

Após o boom de cabos submarinos inaugurados e anunciados na América Latina nos últimos anos, a percepção de players que atuam na região aponta para a baixa probabilidade de novos sistemas serem lançados por aqui sem a participação – de preferência na liderança dos projetos – de empresas over-the-top (OTTs) como Facebook e Google. A possibilidade foi apontada durante evento do segmento de atacado realizado nesta terça-feira, 12, em São Paulo.

CEO da norte-americana Seaborn, Larry Schwartz afirmou que ainda existem rotas no mundo onde a construção do cabo é viável sem uma OTT como parceira. “Mas se a rota endereça a demanda de uma OTT, obviamente vai ser difícil fazer sem elas, e provavelmente tomando o papel de liderança”. CEO da Globenet, Eduardo Falzoni expressou opinião semelhante em relação a novos cabos para a América Latina.

A própria Globenet recebeu o Facebook como parceiro do sistema submarino Malbec em setembro último após anunciar a construção do cabo quatro meses antes; com 2,5 mil km previstos, a estrutura ligará Rio de Janeiro e São Paulo até Buenos Aires. Já o Google tem participação em três cabos submarinos no Brasil; um deles é o Júnior, que liga Praia Grande ao Rio de Janeiro e é exclusivo da empresa.

Notícias relacionadas

O mesmo vale para o cabo Curie, que ligará Santiago (Chile) à costa oeste dos EUA. “[O Curie] atende as próprias necessidades do Google, o que faz muito sentido para a empresa, mas não necessariamente atende a demanda [total] da rota”, observou Schwartz, da Seaborn – que opera e detém o Seabras-1, entre São Paulo e Nova York. Outros dois sistemas brasileiros com marca do Google são o Tannat (fruto de parceria com a uruguaia Antel) e o Monet (construído ao lado de Algar, Antel e Angola Cables e ligando Fortaleza a Miami).

Para o CEO da Angola Cables, Antonio Nunes, o segmento de cabos submarinos está prestes a alcançar um “limite de disrupção” onde “as OTTs vão ser obrigados a virar operadores”, sobretudo diante dos custos de manutenção atrelados aos sistemas. Ele também não descarta o inverso, com operadoras atacando a área de conteúdo como forma de “retomar o equilíbrio”. Mesmo reconhecendo que foram as empresas over-the-top as principais responsáveis pela chegada de novos sistemas que baratearam o custo regional de transmissão, Nunes destacou que isso só foi possível por conta da assimetria regulatória entre operadoras tradicionais e empresas de Internet. “Como os reguladores taxam as OTTs de maneira distinta, cobrando deles impostos baixos, eles têm capacidade de obter receitas maiores.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile