Com crescimento tanto da indústria eletrônica (31,9%) quanto da elétrica (4,9%), a produção do setor eletroeletrônico aumentou 17,4% em janeiro em comparação com igual mês de 2017, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) divulgados nesta segunda, 12. A entidade ressalta que o avanço é maior do que o da indústria em geral, que aumentou a produção em 5,7% no mesmo período.
Considerando o acumulado de 12 meses, a produção do setor eletroeletrônico aumentou 7,2%. Comparado a dezembro e com "ajuste sazonal", a produção caiu 1,9%. Nesse mesmo comparativo, a indústria eletrônica caiu 0,5%, e a elétrica, 3,3%. A indústria brasileira em geral caiu 2,4% em relação ao último mês do ano passado.
A Abinee diz que as áreas relacionadas à infraestrutura "começam a recuperar sua capacidade produtiva". A entidade diz que janeiro foi o segundo mês consecutivo em que a produção do setor contou com crescimento da indústria elétrica no comparativo anual (o aumento havia sido de 6,6%). Em comunicado, o presidente da associação, Humberto Barbato, compara com o ano passado ao dizer que "a expectativa é de que a atividade industrial nos dois segmentos representados pela Abinee (elétrico e eletrônico) seja mais uniforme em 2018".