Lula anuncia programa de banda larga nos próximos dias

Em pronunciamento realizado na noite desta segunda-feira, 11, em virtude do início do ano letivo no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que pretende lançar em breve o Programa Nacional de Banda Larga. O presidente disse que, a exemplo do programa nacional de distribuição de livros didáticos, o governo quer que o projeto de inclusão digital das escolas seja um paradigma internacional.
?Queremos ser exemplo também na informática nas escolas. Para isso, nós próximos dias estaremos lançando em parceria com a iniciativa privada um programa, que até 2010, levará a internet em banda larga a todas as 55 mil escolas públicas urbanas do País. Um passo gigantesco no caminho da inclusão digital e na qualificação do ensino?, afirmou Lula em seu pronunciamento.
O Programa Nacional de Banda Larga foi montado com as concessionárias de telefonia fixa, que aceitaram prover internet gratuita em alta velocidade nas 55 mil escolas públicas urbanas durante todo o período restante de suas concessões (18 anos). O projeto já está praticamente fechado e inclui a criação de um grande backhaul para provimento de internet em todas as cidades brasileiras e também a infra-estrutura de acesso das escolas públicas. Falta apenas alinhavar os detalhes dos Service Level Agreements (Níveis de Serviços Acordados – SLA) que serão assinados com as companhias.

Notícias relacionadas
Representantes das concessionárias e do governo fizeram, nesta segunda-feira, mais uma reunião sobre o tema na Casa Civil, retomando assim a agenda de trabalhos interrompida pelo feriado do Carnaval. O encontro não foi decisivo e, por isso, não há data para a assinatura dos SLAs nem para o anúncio efetivo do programa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!