Vivo escolhe VMware e NTT para projeto de virtualização de redes

As empresas VMware e NTT foram selecionadas como parceiras da Vivo em um amplo projeto da operadora (o Vivo Telco Cloud) para modernização e virtualização de redes e infraestrutura.

Já em andamento, a implementação é fruto de um trabalho de dois anos que envolveu testes laboratoriais e debates técnicos. Com o Vivo Telco Cloud, a empresa espera integrar, implantar e gerenciar funções virtuais de rede (NFVs) e funções nativas de nuvem (CNFs) com ajuda dos parceiros.

"É essencial a virtualização da nossa rede para cumprir os desafios de implantação dos novos serviços propiciados pela tecnologia 5G", afirmou, em comunicado, o diretor de planejamento e tecnologia da Vivo, Elmo Matos. "Trabalhamos em um processo de seleção detalhado e fechamos a parceria com a VMware para esse novo modelo de construção de redes".

Notícias relacionadas

Já a NTT foi selecionada para ser responsável pelo Project Management Office (PMO) da iniciativa, incluindo a integração entre os sistemas, o suporte em todas as camadas previstas e a definição das redes.

Flexibilidade

Pelo lado da VMware, a expectativa é que a parceria traga maior flexibilidade aos times técnicos da Vivo a partir da plataforma "robusta" construída pela provedora de software e serviços a partir da VMware Telco Cloud Platform.

Com a infraestrutura definida por software e baseada em NFV e CNF, a Vivo poderá adotar abordagem que habilite o uso de containers em redes de telecomunicações, de acordo com a fornecedora. As soluções já teriam sido provadas em ambientes de produção ao longo do período de testes da parceria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!