Nokia, Qualcomm e Juganu buscam padronização para 5G e IoT em cidade inteligente

Parceiras em um projeto de cobertura 5G a partir de luminárias inteligentes, a Nokia, a Qualcomm e a Juganu vão atuar em conjunto em favor da padronização do espectro de ondas milimétricas (mmWave) para aplicações de Internet das Coisas (IoT).

A iniciativa visa casos de uso de cidades inteligentes relacionados com serviços públicos. Segundo o trio de parceiras, a movimentação conta com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Anatel.

As três empresas já atuavam juntas no âmbito do projeto Conecta 5G, anunciado pela ABDI e o Ministério das Comunicações (MCom) no fim de dezembro passado. A iniciativa é baseada em solução de luminária inteligente com antena 5G embutida desenvolvida pela Nokia e a Juganu exclusivamente para o projeto. O equipamento utiliza tecnologia de chipset da Qualcomm.

Notícias relacionadas

A ideia é que municípios possam criar sua própria infraestrutura de redes 5G e oferecer conectividade para a população a partir do formato. Além disso, as prefeituras poderão gerar receitas acessórias, alugando antenas dentro das luminárias para as operadoras de telefonia móvel. Para a viabilização, contudo, a padronização do uso espectro entre cidades é considerada necessária.

Segundo a ABDI, uma capital e quatro demais municípios foram confirmados como primeiros contemplados com a tecnologia: Curitiba, Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO) e Jaraguá do Sul (SC). Nesta primeira fase, o Conecta 5G terá a duração de 36 meses e recursos da ordem de R$ 10,3 milhões, sendo R$ 10 milhões da ABDI e o restante de contrapartidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!