Intelsat contrata Thales Alenia para construir satélites definidos por software

Satélites IS-41 e IS-44. Imagem: Thales Alenia

A operadora Intelsat assinou nesta quarta-feira, 12, contrato para a construção de dois satélites definidos por software da fabricante Thales Alenia Space, que por sua vez é uma joint venture entre a Thales (67%) e a Leonardo (33%). A empresa pretende incluir os futuros IS-41 e IS-44 em sua conectividade geoestacionária parte de uma rede 5G definida por software (SDN, na sigla em inglês)

A Intelsat afirmou em comunicado que os dois artefatos deverão entrar em operação em 2025, com foco nos mercados comercial e governo na África, Europa, Oriente Médio e Ásia. A rede satelital definida por software da companhia conta ainda com mais dois satélites: o IS-42 e o IS-43, ambos construídos pela Airbus e anunciados há um ano. 

O IS-41 e IS-44 permitirão missões e serviços transparentes, com possibilidade de reconfiguração, ajuste instantâneo de órbita de acordo com a demanda por conectividade de banda larga e desempenho robusto de broadcasting. De acordo com a empresa, isso será feito maximizando o uso efetivo dos recursos dos satélites. 

Notícias relacionadas

"O design de rede com arquitetura aberta baseada em padrões da Intelsat facilita a incorporação da melhor tecnologia a qualquer momento, reforçando ainda mais a resiliência da rede", declarou no comunicado o CEO da Intelsat, Stephen Spengler. O executivo afirma que a operadora pretende "cobrir a Terra" com satélites definidos por software, tornando-se a "primeira rede 5G baseada em software global, desenhada para unificar o ecossistema de telecomunicações no mundo".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!