Indústria eletroeletrônica aumenta produção e emprego em novembro

Foto: Fancycrave.com / Pexels

Dados da indústria eletroeletrônica brasileira referentes ao mês de novembro indicaram uma alta na produção e no número de empregados do setor durante o penúltimo mês de 2020, afirmou a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Baseada em dados do IBGE, a entidade apontou um crescimento de 11,2% na produção de novembro frente ao mesmo período de 2019, na quinta alta interanual consecutiva. O resultado, contudo, não foi compartilhado pelo segmento de equipamentos de comunicação, cuja produção se manteve estável no período.

Na comparação com outubro de 2020, a indústria eletroeletrônica como um todo apontou crescimento "modesto" de 0,2%, que representou o sétimo mês seguido de alta mensal. Já no acumulado de janeiro a novembro, ainda há queda de 3,6% na produção física frente ao mesmo período de 2019.

Notícias relacionadas

Recuperação

Dados de emprego no setor eletroeletrônico também foram divulgados pela Abinee: em novembro, a cadeia alcançou 250 mil postos de trabalho, no sexto incremento consecutivo do indicador. Este é o maior patamar do setor desde dezembro de 2015, quando havia 248,1 mil funcionários ativos.

Em novembro, 9 mil postos de trabalho foram criados na cadeia, ao mesmo tempo que 6,8 mil desligamentos ocorreram. Dessa forma, o saldo líquido do mês foi positivo em 2,2 mil funcionários. A Abinee utiliza dados do Caged para o cálculo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!